III Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada mostra como a sociedade pode acompanhar a administração pública

Evento organizado pela Controladoria Municipal acontece nesta quarta-feira na Uniasselvi

16 de agosto de 2022

Com o tema ‘Educação sob Perspectiva’, a Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Municipal, promove na próxima quarta-feira (17), a partir das 19 horas, no auditório da Uniasselvi, o III Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada.

“A transparência é para o cidadão como qualquer outra política pública considerada tradicional, como por exemplo, a construção de uma escola ou asfaltamento de uma rua”, analisa o controlador municipal, Daniel Felício.

Segundo ele, para que uma política pública se torne visível para a população vários elementos são considerados fundamentais, entre eles, a intencionalidade pública em resposta ao problema público (necessidade coletiva), elaboração da política e orçamento público. “E a forma que o cidadão tem para acompanhar todos os atos de gestão é a transparência e todas as suas ferramentas”, acrescenta.

Neste sentido, o fórum é desenvolvido com objetivo de levar e ao mesmo tempo trazer o cidadão para mais perto da administração pública, para que possa conhecer as ferramentas de transparência à disposição do cidadão.

Nesta terceira edição, o evento traz o tema “Educação Sob Perspectiva” e tem como orador principal o Conselheiro Substituto Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Gerson dos Santos Sicca, que vai compartilhar informações sobre “Iniciativas de Transparência do Tribunal de Contas de Santa Catarina frente aos desafios da educação”.

Para o controlador municipal, a temática é de extrema relevância, dada a sua importância. “Os motivos para falar sobre educação são os mais diversos, uma vez que ela é a política pública que move o desenvolvimento de um povo, da sua cultura, da sua economia e os mais diversos aspectos da vida em comunidade”, completa.

O III Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada está aberto à participação de todos os cidadãos. No entanto, face à limitação de capacidade de público no local, a recomendação é de que os interessados garantam a sua vaga preenchendo o formulário digital do evento, disponível no link https://forms.gle/bqtXr64BufYbNi5U7. “Nossa expectativa é de que a população apoie, participe, conheça e descubra o mundo da transparência”, finaliza Daniel Felício.