Ibplan participa de reunião com entidades da construção civil

Foi realizada na tarde de quarta-feira (20) uma reunião na Prefeitura de Brusque para desencadear ações conjuntas entre o Instituto […]

21 de janeiro de 2021

Ibplan participa de reunião com entidades da construção civil

Foi realizada na tarde de quarta-feira (20) uma reunião na Prefeitura de Brusque para desencadear ações conjuntas entre o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintricomb), o Crea-SC, o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) e a Associação de Construtores de Brusque, no que se refere às atividades do setor de construção civil no município. Objetivo das entidades é ampliar a fiscalização e combater irregularidades no setor.

O diretor-presidente do Ibplan, Leonardo Schmitz, recebeu diversas solicitações das entidades e reforçou que o instituto está aberto a parcerias que facilitem o andamento dos serviços na construção civil. Para ele, trata-se de um trabalho de médio e longo prazo.

“Esse trabalho cooperativo vai trazer bons frutos, que vamos colher lá na frente, com toda a fiscalização e situações que envolvem a construção civil dentro da cidade de Brusque”, avalia.

Na oportunidade, o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, solicitou apoio do Ibplan para o desenvolvimento das ações. Além disso, aproveitou para apresentar para Schmitz o trabalho realizado por diversas entidades do setor.

“Passamos para ele tudo o que viemos fazendo em Brusque estes anos”, pontua.

Solicitações

Uma das solicitações foi para que as entidades e o Poder Público troquem informações sobre emissão de alvarás para início de obras na cidade. A intenção é inibir irregularidades na execução de obras, desde as questões de segurança até documentações que autorizam a execução dos empreendimentos.

O presidente da Associação dos Construtores, Marcelo Cuco, afirma que o encontro serviu para estreitar algo que considera fundamental para a melhor organização do setor de construção civil de Brusque. De acordo com ele, a parceria entre a iniciativa privada, entidades de classe e o Poder Público tende a fazer com que as ações sejam mais efetivas.

“Um encontro destes já no início do ano é muito válido. Torna o setor mais organizado, desde trabalhadores, o patronal e a própria Prefeitura em si”, destaca.

O grupo pretende realizar novos encontros e definir um Plano de Ação, para ser executado com apoio também de outros setores da Administração Municipal, como a Fundação do Meio Ambiente (Fundema).

Texto com informações repassadas pela Dekavision Comunicação.

Crédito da foto: Dekavision Comunicação