IBPLAN conhece estratégias de Blumenau sobre o trabalho ambulante

Reunião foi realizada na manhã de quarta-feira (26)

27 de fevereiro de 2020

IBPLAN conhece estratégias de Blumenau sobre o trabalho ambulante

O coordenador de Fiscalização do Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN), Waldir da Silva Neto, esteve na manhã desta quarta-feira (26), em reunião no município de Blumenau (SC) para receber orientação e conhecer a Lei que padronizou o trabalho ambulante na cidade. Iniciativa atende a sugestão do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fabricio Zen e do jurídico da instituição, Osmar Peron Junior.

A reunião foi realizada no gabinete do vereador Oldemar Becker. Também estiveram presentes o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Prefeitura de Blumenau, Nilson Passarim; o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Carlos Braga Muller e o economista da pasta, Emerson Marchesini.

Neto destaca que a reunião foi muito produtiva. “Blumenau agiu diferente de Brusque. Regularizaram primeiro o trabalho ambulante e agora estão em busca da padronização dos food trucks. Certamente a legislação deles irá nos auxiliar muito na elaboração do nosso decreto sobre a padronização do trabalho ambulante”, ressalta.

Para o diretor presidente do IBPLAN, Rogério dos Santos, trata-se de uma importante Lei que deve ser trabalhada com cautela, para que seja eficaz no município. “Conhecer outras realidades é importante para entendermos as necessidades de Brusque. Por isso, essa reunião que o coordenador de Fiscalização participou em Blumenau foi muito relevante”, avalia.

De acordo com Neto, ambos os municípios têm posicionamentos iguais em relação ao trabalho ambulante. “O papel do governo não é dificultar e nem burocratizar. Com o passar dos anos vimos o espírito empreendedor aumentar. Como governo temos que oportunizar o cidadão trabalhar, desde que cumpra com algumas diretrizes. Por isso, com muita cautela, estudo e ouvindo a todos estamos trabalhando para construir uma legislação eficaz”, conclui.