IBGE tem ‘Disque-Censo’ para atender moradores de domicílios não recenseados

Os brusquenses que ainda não foram contatados presencialmente pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem solicitar […]

BRUSQUE

  5 de janeiro de 2023


Ouça o texto
IBGE tem ‘Disque-Censo’ para atender moradores de domicílios não recenseados

Os brusquenses que ainda não foram contatados presencialmente pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem solicitar a visita de um representante da instituição via telefone, por meio do ‘Disque Censo, no número 137.

Com o serviço telefônico, o IBGE quer garantir cobertura total da população brasileira e, consequentemente de toda Brusque, no Censo Demográfico 2022. Para participar, basta discar o número 137 e agendar a entrevista. A ligação é gratuita e estará disponível até o final deste mês. O horário de funcionamento do Disque Censo é de segunda a domingo, das 8h às 21h30.

Disque-Censo 137

Ao discar o número 137, o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, confirmando assim se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado.

Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo Demográfico 2022, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio.

Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Censo 2022

Em todo o Brasil, o IBGE conta com 60.611 recenseadores, o equivalente a 33,1% das vagas disponíveis para a função. Desde 1º de agosto, 207.750.291 de brasileiros foram recenseados. Atualmente, São Paulo, o estado mais populoso da federação, registra 46.024.937 de habitantes. A estimativa do instituto é que a população brasileira gire em torno de 215,4 milhões de habitantes no momento.

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

As informações obtidas no Censo Demográfico 2022 atualizam dados de todo o Brasil, fornecendo suporte a políticas públicas, decisões empresariais, e atualizando os cálculos dos Fundos de Participação Municipal e Estadual. Os resultados definitivos estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023.

Inscreva-se na newsletter.