IBGE amplia prazo de inscrição dos processos seletivos para o Censo

Vagas de até R$ 3 mil têm início do trabalho previsto para o 1º semestre de 2022

5 de janeiro de 2022

IBGE amplia prazo de inscrição dos processos seletivos para o Censo

O IBGE prorrogou até o dia 21 de janeiro, a data limite para as inscrições dos processos seletivos simplificados para recenseador e para agente censitário municipal e supervisor. As vagas são para atuar no Censo Demográfico 2022 e pagam salários que, com os benefícios, variam de um pouco mais de R$ 2 mil a aproximadamente R$ 3 mil líquidos por mês. Com a ampliação do período de credenciamento dos interessados, agora, o pagamento das inscrições pode ser efetuado até o dia 16 de fevereiro. E a data das provas está prevista para 10 de abril.

As vagas abertas são para recenseador, para agente censitário municipal (ACM), agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário de administração e informática (ACAI).

No caso dos ACM e ACS, trata-se de uma mesma prova. Apenas em Brusque, serão 140 vagas temporárias de trabalho para atuação no Censo Demográfico 2022.

O tempo de trabalho previsto, no caso do recenseador, é de até três meses. Nas outras funções, a previsão do contrato temporário é de até cinco meses. No site do IBGE (www.ibge.gov.br), o interessado pode acessar a página de cada inscrição e do edital: recenseador, ACM e ACS, ACAI. Nos links é possível ver quantas vagas de cada função há por município e quais os municípios de Santa Catarina que oferecem vagas (no caso dos recenseadores, todos oferecem).

Os recenseadores são os profissionais que visitam todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores.

O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e fica à frente de ações administrativas (ligadas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais) e técnico-operacionais (gerenciamento dos recenseadores e ACS, orientação da coleta de dados).

O agente censitário supervisor, por sua vez, tem como principal função acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante o trabalho de campo.

O agente censitário de administração e informática, por fim, colabora na organização e na administração dos postos de coleta e auxilia a Coordenação Estadual de Informática, entre outras atribuições que podem ser conferidas na íntegra no edital do processo seletivo.