I Seminário de Educação Infantil reúne profissionais de Brusque nesta sexta-feira

Evento tem intensa programação com trocas de experiências e debates ao longo do dia

BRUSQUE

  24 de junho de 2022


Ouça o texto
I Seminário de Educação Infantil reúne profissionais de Brusque nesta sexta-feira

Fomentar as discussões e reflexões sobre a temática da organização do espaço para aprimorar as relações e as aprendizagens no processo de desenvolvimento infantil. Este é o objetivo do I Seminário de Educação Infantil de Brusque, que tem como tema “A Organização do Espaço para Aprimorar as Relações e a Aprendizagem”. O evento iniciou no começo da manhã e segue ao longo de toda esta sexta-feira (24), no auditório da Uniasselvi, presencialmente e também é acompanhado pelos profissionais nas unidades da rede municipal, via transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação.

O Seminário é destinado aos profissionais da área pedagógica da rede municipal de ensino que atuam no segmento da educação infantil. Entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores e monitores, a rede conta com aproximadamente 1.010 servidores para atender a um público de mais de 7.000 crianças. Deste total, 3.500 estão em idade pré- escolar e outras 3.554 crianças de zero a três anos são atendidas em tempo integral nas creches. Hoje, são 54 unidades escolares que estão em parada pedagógica participando do evento.

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destaca que o tema escolhido para esta primeira edição do seminário é relevante, pois, desde a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, a criança passou a ser entendida como protagonista no espaço educacional do desenvolvimento. “E para que ela seja, de fato, protagonista, é preciso que esta ambientação seja repensada”, reforça.

Para o prefeito Ari Vequi, o objetivo com todo o investimento e foco da gestão municipal na educação é a melhoria na qualidade do ensino ofertada aos estudantes brusquenses. “Hoje estamos com as atenções voltadas às crianças das séries iniciais, aquelas que chegam à escola, no ensino infantil, para ver as boas práticas já desenvolvidas nas nossas unidades escolares, e também, trazer os palestrantes, que vêm de fora, para trocar experiências, para que cada vez mais possamos melhorar o serviço prestado às nossas crianças”.

Uma das convidadas do evento, a especialista em educação infantil, Leila Oliveira, considera que a principal importância de um seminário como este, onde a própria rede apresenta seus trabalhos, suas experiências exitosas, para si, é o fortalecimento da atividade com as crianças. “E ao mesmo tempo, o fortalecimento da percepção do próprio professor para o trabalho que ele já realiza, das pequenas modificações que opera e que na verdade nunca são pequenas e que pode inspirar”, pondera.

Leila, que é especialista na educação de 0 a 3 anos, visitou algumas unidades de ensino da rede brusquense e se mostrou particularmente impactada ao conhecer o trabalho de ‘creche sementeira’ desenvolvido na Escola de Campo Edith Gama Ramos, no bairro Cedro Grande, que, segundo ela, pode servir de referência no conceito de creche agrícola para o país e o mundo. “Fui conhecer o conceito de creche agrícola na Alemanha. E, de repente, eu chego em Brusque e descubro que tem uma creche que produz 328 espécies de plantas com as crianças. E aí, destaco também como a gente não considera a questão cultural. Essa é uma experiência para contar à região, ao Brasil e ao mundo. Talvez vocês não tenham a dimensão do que ela significa”, reforça.

Programação

A programação do I Seminário de Educação Infantil de Brusque inclui apresentações de experiências vivenciadas pelos profissionais da gestão, coordenação pedagógica e professores que atuam na educação infantil da rede municipal. E as discussões vão ser conduzidas por dois mediadores.

O palestrante Cristiano Rogério Alcântara é Pós-doutorando na PUC-SP e na FGV-SP, tem doutorado em Língua Portuguesa pela PUC-SP, é Mestre pela ECA-USP, graduado em Pedagogia e Letras. Atua na área pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo, como coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Phorte e é líder do grupo de pesquisa GCOL. Seus estudos são centrados na formação continuada de professores por meio do uso dos diários de bordo e a reflexão do fazer para uma Pedagogia da Infância. É autor dos livros Coordenação Pedagógica na Infância – a gestão dialogada com os registros, Diário de Bordo, entre outras obras.

A palestrante Leila Oliveira Costa possui Formação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UNICAMP. É especialista em educação de 0 a 3 anos e Terapeuta Sistêmica Familiar. Trabalhou 18 anos na educação infantil como professora, também atuou na educação superior em cursos de Pedagogia e em cursos de pós-graduação, voltadas à Gestão escolar e escreveu a obra Educação, Cuidado e Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 anos para a Editora SENAC. Iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pikler em Budapeste – Hungria, no Instituto Pikler em 2014. Desde então fez aprofundamentos pela Rede Pikler Nuestra América e Rede Pikler Lóczy France. É integrante do grupo de Estudos sobre a Abordagem Pikler, coordenado pela professora Dr Sylvia Nabinger. Faz parte do grupo de Indicadores de Subjetividade de Victor Guerra no Uruguay. Desde 2018, coordena e participa do primeiro grupo de Pedagogos Piklerianos em formação no Instituto Emmi Pikler – Hungria.

Esta é a agenda completa de apresentações do Seminário:

Período Matutino (das 08h30 às11h30):
CEI Tia Trude: Suzamara Mafra e CMEI Rio Branco Simone Aparecida de Aviz (Direção).
CEI Adelina Zen: Carina Schulenburg Molverstet e CEI Helga Stoltenberg: Tatiana Grippa (Coordenação Pedagógica).
CMID: Coordenadora Fabiana Coronel da Silva e CMEI Vó Rosa Dallago: Danieli Camargo (Professores).

Período Vespertino (13h30 às16h30):
CEI Sofia Dubiella: Maristela Kuneski (Direção)
CEI Tia Denise: Ana Paula Muller Spengler (Coordenação Pedagógica)
CEI Alberto Pretti: Vanessa Bragagnolo Boing e Almiri Hoepers Mascarenhas (Professores).

Inscreva-se na newsletter.