Homenagem marca o Dia do Agente Comunitário de Saúde

A Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Brusque, realizou uma singela homenagem a todos os servidores da área na manhã desta sexta-feira

BRUSQUE

  4 de outubro de 2019


Ouça o texto
Homenagem marca o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Quatro de Outubro é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional Integrante do Programa Estratégia Saúde da Família (PESF), responsável entre outras atribuições por orientar e cadastrar os moradores de um determinado bairro, informando-as sobre os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É também responsabilidade de um ACS, acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos e desenvolver ações que busquem a integração entre a população e a equipe de atendimento.

A Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Brusque, realizou uma singela homenagem a todos os servidores da área, durante uma capacitação que foi realizada na manhã desta sexta-feira (4) no auditório da Uniasselvi. No momento, foi apresentando um vídeo com todos os trabalhos desenvolvidos nos postos de saúde e cada um recebeu um mimo para marcar a data.

Segundo a Diretora Camila Souza, o trabalho dos Agentes deve ser melhor observado por toda a comunidade, pois é através dele que surge o elo entre a população e a UBS. “Esse servidor vê os problemas nas residências e traz a demanda para a Atenção Primária, que logo será atendida pela equipe do Programa Saúde da Família. Estamos também desenvolvido um projeto-piloto, de Acesso Avançado, nas Unidades da Rua Nova Trento e do Rio Branco, onde os ACS vão atuar também dentro do posto. Por isso é fundamental que o cidadão reconheça e confie nesse profissional”, orienta.

Brusque possui 124 Agentes Comunitários, sendo que na semana passada foram incorporados mais sete na equipe. Até o final do ano, outros servidores serão convocados por concurso público para o quadro permanente, ultrapassando o número de 140 em 2019.

Inscreva-se na newsletter.