Gripe: Pouco mais de 46% das pessoas com direito já receberam a vacina contra a Influenza

Secretaria de Saúde chama os cidadãos para a imunização, que previne a doença e suas complicações

BRUSQUE

  23 de junho de 2021


Ouça o texto
Gripe: Pouco mais de 46% das pessoas com direito já receberam a vacina contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina no próximo dia 09 de julho e em Brusque, até o momento, 46,8% do público alvo total da mobilização já procurou uma Unidade Básica de Saúde com Sala de Vacina e recebeu a sua imunização. A cidade tem como meta vacinar, ao todo, 40.117 pessoas dos grupos prioritários contemplados pelo Ministério Saúde. E até esta quarta-feira (23), os dados apontam que 20.451 pessoas tiveram o imunizante aplicado, passando a contar com esta que é considerada a mais eficaz forma de prevenção contra a gripe e suas complicações.

Por isso, a Secretaria de Saúde, por meio da diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, reforça o chamamento aos cidadãos que têm direito, para que procurem a UBS com Sala de Vacina mais próxima e façam a sua imunização, que também está disponível na Sala de Vacina, no térreo da Policlínica Central, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 20h30.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) se propaga facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. É muito importante que os públicos prioritários tomem a vacina, pois a gripe também pode levar a casos graves e até mesmo à morte.

Quem pode receber a vacina da gripe

Crianças maiores de 6 meses até 05 anos 11 meses e 29 dias;
Gestantes em qualquer idade gestacional;
Puérperas (puérpera é quem ganhou bebê até 45 dias);
Povos indígenas;
Trabalhadores de saúde
Idosos
Professores
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros Urbano e de longo Curso
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Funcionários do Sistema de Privação e liberdade
População privada de liberdade, e, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Portadores de Comorbidades (Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Obesos, Imunossupressão, Transplantados e portadores de trissomias)

Sintomas e consequências

Os principais sintomas da gripe são a febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. No adulto sadio, a doença apresenta quadro clínico que pode variar de intensidade.

Em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

E em idosos, quase sempre se apresentam manifestações febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

As complicações são mais comuns em idosos e indivíduos vulneráveis. As mais frequentes são as pneumonias bacterianas secundárias. Uma complicação incomum, porém muito grave, é a pneumonia viral primária pelo vírus da influenza. Nos imunocomprometidos, o quadro clínico é geralmente mais arrastado e, muitas vezes, mais grave. Gestantes com quadro de influenza no segundo ou terceiro trimestre da gravidez estão mais propensas à internação hospitalar.

Prevenção eficaz

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. E como o vírus influenza muda constantemente, é necessário todo ano se imunizar contra a gripe. Por isso, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Em 2021, a meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários contemplados com o imunizante em todo o país. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Fonte: Ministério da Saúde

Inscreva-se na newsletter.