Governo do Santa Catarina lança edital para as obras da Barragem de Botuverá

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e da Defesa Civil, […]

17 de março de 2022

Governo do Santa Catarina lança edital para as obras da Barragem de Botuverá

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e da Defesa Civil, lançou nesta quinta-feira (17) o edital para as obras da Barragem de Botuverá. Durante a solenidade o prefeito de Brusque, Ari Vequi, assinou o documento ao lado do governador Carlos Moisés, da presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, Chefe da Defesa Civil, David Christian Busarello e do prefeito de Botuverá, Alcir Merizio.

Segundo Ari Vequi, esta obra, mesmo estando no território do vizinho município, é de interesse direto de Brusque, uma vez que a estrutura, quando concluída, atuará para mitigar os efeitos das enchentes na cidade, acumulando o volume de água a montante do rio.

“Esta é uma obra histórica, uma luta que já estou envolvido desde a época que atuava no governo do Estado, muitas reuniões já fizemos em Brasília inclusive. Agora é aguardar o processo licitatório e conhecer a empresa que vai executa-la. Tenho certeza que Brusque terá um benefício direto com a barragem e, associada a experiência da Defesa Civil no monitoramento do tempo, possamos nos beneficiar para amenizar os efeitos das enchentes em nossa cidade”, enfatiza o prefeito.

Segundo o edital, a empresa vencedora da licitação terá entre 24 a 36 meses para efetuar a construção da barragem. A estrutura terá uma represa artificial com 20 milhões de metros cúbicos de água e os investimentos estão orçados em R$ 250 milhões, através do termo de cooperação técnica entre a Casan e a Defesa Civil de Santa Catarina.