Governo de Santa Catarina lança edital para a construção da Barragem de Botuverá com investimento de R$ 110 milhões

Confirmação da abertura da licitação foi repassada pelo governador Moisés ao prefeito de Brusque, Ari Vequi, na manhã desta sexta-feira

27 de maio de 2022

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) lançou nesta sexta-feira (27) o edital para a construção da barragem de Botuverá. O prefeito de Brusque, Ari Vequi, recebeu a informação da abertura do procedimento licitatório pelo próprio governador Carlos Moisés da Silva, durante reunião na manhã desta sexta-feira em Florianópolis. A abertura dos envelopes será no dia 8 de setembro.

“Esta obra representa muito para o fim das grandes enchentes e enxurradas no Vale do Itajaí-mirim. Uma luta de várias cidades, entidades e, pessoalmente estou envolvido no projeto há pelo menos 20 anos, desde a época que era Secretário de Estado”, destaca Ari Vequi, lembrando que “a barragem é uma obra estruturante de prevenção de cheias e também um importante equipamento ambiental no armazenamento de água no manancial”.

A estrutura terá comprimento total de 138 metros, 36 metros de altura e uma área inundada de 113 hectares. Além da construção da estrutura da barragem, o projeto prevê melhorias no sistema viário, com a implantação de novas estradas, e também ampliação da rede elétrica, com redes adicionais de suprimentos e uma subestação transformadora. O prazo de execução da obra é de 24 meses. O investimento total é de R$ 110 milhões de reais.