Governador entrega ordem de serviço para duplicação do trecho urbano da Antônio Heil

Investimentos na obra superam os R$ 23 milhões; além disso, foram assinados dois convênios com o Hospital Azambuja

16 de junho de 2022

Autoridades, lideranças políticas e empresariais e representantes da sociedade organizada acompanharam, na noite desta quarta-feira (15), o ato onde o Governador Carlos Moisés fez a assinatura e entrega da Ordem de Serviço para o início da revitalização e ampliação do trecho municipalizado da Rodovia Antônio Heil, a SC 486, entre a ponte do rio Limeira e a Praça Vicente Só, no Centro de Brusque. A obra, com seis quilômetros de extensão, vai receber recursos da ordem de pouco mais de R$ 23 milhões.

Para o governador Carlos Moisés, investimentos em infraestrutura geram mais desenvolvimento. “A infraestrutura foi uma bandeira que levantamos como gestores do estado. Para a rodovia Antônio Heil, fizemos uma parceria entre o governo e a prefeitura, com R$ 23 milhões com contrapartida da prefeitura. É parceria que dá certo. Movimento municipalista, que faz com que o dinheiro chegue aonde as pessoas vivem, nas cidades”.

Já o prefeito Ari Vequi considera a data muito importante para Brusque. “Porque os investimentos trazidos pelo governador vão fazer com que nossa cidade fique ainda melhor”. Para ele, a duplicação do trecho urbano da rodovia Antônio Heil faz parte das obras de mobilidade que sempre foram bandeiras de luta em nível de Estado pela sua importância para Brusque e região.

Ari Vequi enumera outras ações estruturais que estão sendo viabilizadas em parceria com o governo estadual, como a barragem de Botuverá, a duplicação da Rodovia Ivo Silveira entre Brusque e Gaspar e a intersecção da rodovia Antônio Heil com a BR-101 em Itajaí. Todas devem iniciar ainda este ano. “Que possamos ter essas obras num futuro breve, para que Brusque melhore, cada vez mais, na mobilidade, na saúde, na educação, em toda a infraestrutura do município”.

A obra

Em 2020, foi finalizada a duplicação da Rodovia Antônio Heil até o quilômetro 31. E agora, com a ordem de serviço entregue, serão efetuados os trabalhos nos últimos seis quilômetros da via, que necessita de revitalização da malha viária para atender a demanda atual de tráfego.

O que prevê a recuperação da pavimentação asfáltica, alargamento da pista com inserção da terceira faixa e incremento ao trecho, com sistemas de acessibilidade nos passeios, ciclovia, bem como pontos de recuperação de encostas e de implantação de novas drenagens onde forem duplicadas as vias.

Desta forma, estão inclusos nos trabalhos contratados, os serviços de: Terraplenagem / Reforço Estrutural; complementação da Drenagem de Água Pluvial; Reestruturação da Pavimentação Asfáltica; Obras Complementares e de Contenção e ainda, Sinalização Viária. O valor total da obra está orçado em R$ 23.013.250,02.

Mais recursos

Além da entrega da ordem de serviço para o início das obras do trecho urbano da Rodovia Antônio Heil, o Governador Carlos Moisés aproveitou a vinda a Brusque para liberar outros importantes recursos para a cidade, com a assinatura de dois convênios com o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux. Um deles, para a implantação de leitos UTI neonatal e infantil, e o outro para a ampliação e construção da nova torre da instituição hospitalar, somando investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões.