Gincana da Imunização visa aumentar a cobertura vacinal em Brusque

Até o dia 20 de julho às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizarão ações para incentivar a população a se vacinar

BRUSQUE

  8 de julho de 2022


Ouça o texto
Gincana da Imunização visa aumentar a cobertura vacinal em Brusque

Em 2022, os números apontam uma queda na cobertura vacinal no país em diversas patologias, em Brusque esse fato também reflete, e para melhorar essa realidade, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu), em parceria com a Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica desenvolvem até o dia 20 de julho a Gincana da Imunização. O objetivo é melhorar os números da vacinação no município, por meio da criatividade das equipes.

A atividade foi lançada em 20 de junho, em duas categorias: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que possuem sala de vacina e as que não têm. No final, as três Unidades que se destacarem, em cada categoria, receberão brindes e um café de finalização das atividades.

De acordo com uma das organizadoras, a coordenadora de Atenção Básica, Rafaela Lopes Doria, a adesão das equipes é positiva e a criatividade surpreende. “O trabalho das equipes para incentivar a vacinação é intenso o ano todo, a gincana veio para se somar a isso. É um momento diferente. Estamos felizes de ver o empenho e a forma que as Unidades aderiram esse movimento”.

Rafaela reforça a importância da população estar informada e ciente da necessidade de se vacinar. “É papel dos profissionais da saúde e gestores o incentivo à imunização, a conscientização da necessidade das vacinas, o combate à desinformação e as fake news que diminuem a cobertura vacinal, por isso decidimos através de uma competição saudável, incentivar as equipes, e o resultado é benéfico para população que estará protegida de diversas doenças com a vacinação”.

Todas as ações realizadas pelas equipes serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais da Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica, da Secretaria da Educação e Nepshu. Eles visitarão as UBSs e analisarão critérios como: Proporção de vacinas aplicadas por população (Unidades que possuem sala de vacina); Plano de ação de busca ativa diferenciado; Criatividade da equipe; Ações relacionadas a imunização realizadas na escola; Incentivo da população para vacinação e envolvimento da equipe. No total o município possui 27 UBSs.

Inscreva-se na newsletter.