Gilmar Doerner visita obra da nova ETA Central do Samae

Ampliação deve ser concluída em janeiro e vai aumentar a capacidade de fornecimento em 70 litros de água por segundo

BRUSQUE

  23 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Gilmar Doerner visita obra da nova ETA Central do Samae

Em continuidade da agenda de visitas para acompanhamento das obras e serviços públicos em execução na cidade, o prefeito em exercício de Brusque, Gilmar Doerner, esteve, na manhã desta sexta-feira (23), na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central do Serviço Autônomo Municipal de de Água e Esgoto de Brusque, o Samae.

A nova estação é fruto de um investimento de R$ 2.410.000,00, e deve aumentar a capacidade de produção de água da ETA Central, na qual será anexada. Hoje, a estrutura, que abastece cerca de 70% da cidade, tem capacidade de tratamento de 300 litros de água por segundo. Com esta obra, iniciada em setembro, a capacidade vai ser ampliada em 70 litros de água por segundo.

“A nova ETA compacta vai melhorar consideravelmente o fornecimento de água para o Centro da cidade e outras regiões. Em locais em que hoje a gente não consegue fornecer água por conta da altitude, com esse trabalho, iremos chegar. Teremos uma média de aumento da produção e fornecimento de água de 70 litros por segundo”, destaca a diretora-presidente interina do Samae Brusque, Larissa Bozio.

Segundo ela, a obra está em um estágio bem adiantado, “com cerca de 70 a 80% dos trabalhos concluídos. E a nossa previsão é de que até o final de janeiro de 2023 ela esteja totalmente finalizada”. Com isso, a expectativa é de que o Samae possa suprir a demanda de água, sobretudo nos períodos mais quentes do ano, quando o consumo aumenta de forma exponencial.

“Fico feliz em ver a obra no estágio em que está, adiantada, justamente porque o fornecimento de água é uma preocupação que temos agora com a chegada do verão. Temos ainda cerca de um mês para finalizar os trabalhos, mas, já temos essa previsão de que em aproximadamente 30 dias, ela estará funcionando e suprindo toda a necessidade de abastecimento de água por meio do Samae”, pondera Gilmar Doerner.

Inscreva-se na newsletter.