Fundema promove oficina de bomba de sementes neste sábado

Ação ocorre em parceria com o Shopping Gracher das 10 às 15 horas

3 de agosto de 2022

Fundema promove oficina de bomba de sementes neste sábado

Em comemoração ao aniversário de 162 anos da cidade, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em parceria com o Shopping Gracher, desenvolve neste sábado (06), das 10 às 15 horas, uma oficina de Educação Ambiental, no hall de entrada do Shopping Gracher, no centro de Brusque. A ação tem como foco o público infantil, mas toda família pode participar.

A responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes, explica que a atividade vai ser efetuada com sementes de cedro (Cedrela fissilis Vell), árvore símbolo de Brusque, que já foi abundante na região, e tem significado de força.

A bomba de sementes, também chamada seedbomb, é uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal e sementes. Carregadas de sentido poético na jardinagem de guerrilha, estas bombas podem ser arremessadas em terrenos baldios, em espaços verdes, paisagens e jardins. “É possível semear centenas de árvores em um só dia, sem precisar serem enterradas ou regadas, pois elas germinarão quando as condições propícias ocorrerem”, acrescenta Viviane.

Ela destaca, ainda, que a técnica é simples de fazer e tem como objetivo conscientizar a população sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que em síntese, têm o propósito de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda da biodiversidade, além de tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.