Fundema lança concurso de redação com temática sobre o uso de bicicletas e o clima

Alunos do 6º e 7º ano são convidados a escrever sobre ‘O papel da bicicleta no enfrentamento às mudanças climáticas’

14 de abril de 2022

Para aproveitar a Semana Brusquense da Bicicleta, celebrada anualmente entre 09 e 15 de abril e instituída pela Lei nº 4444/2021, de 15 de dezembro de 2021, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema), lança nesta quinta-feira (14), o concurso de redação “O papel da bicicleta no enfrentamento às mudanças climáticas”. Direcionado aos alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental das instituições de ensino do município, o concurso objetiva promover a reflexão e a conscientização sobre a temática, por meio do desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, da criatividade, da originalidade e do raciocínio dos estudantes.

A preocupação com as mudanças climáticas tem levado as pessoas a dialogar sobre sustentabilidade e práticas que colaboram com a conservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. Nesse contexto, para reduzir os níveis de CO2 nas grandes e pequenas cidades ao redor do mundo, o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável é cada vez mais incentivado por trazer vantagens para as pessoas, para a mobilidade e para o planeta, além de contribuir com o meio ambiente. Andar de bicicleta é econômico e também traz benefícios para a saúde e o bem-estar.

“A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em relação ao ODS 13: ‘Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos’ “, destaca a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes. Segundo ela, a ação atende, em especial, à meta 13.3 que se refere a “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima”.

Todas as informações e orientações sobre o concurso de redação constam no regulamento. Ele e a folha de redação estão disponíveis em um link na página inicial do site do município, www.brusque.sc.gov.br. E também nas mídias da Fundema, da Prefeitura e da Secretaria de Educação.

Premiação no “Bikenique”

As redações poderão ser entregues nas secretarias das escolas ou na sede da Fundema, até 26 de maio. A premiação aos autores das composições vencedoras vai ser realizada em 26 de junho, no Bikenique, evento de lançamento do Stadradeln. O passeio ciclístico terá início na Praça Sesquicentenário e finalizará no Parque das Esculturas, com um piquenique coletivo.

O Stadradeln é uma competição internacional de quilometragens pedaladas, na qual Brusque vai participar com o Distrito de Karlsruhe (Alemanha), no período de 26 de junho a 16 de julho. Esta competição com o distrito alemão ocorre desde 2017 e está relacionada ao projeto de mitigação climática que Brusque desenvolve com Karlsruhe desde 2015.

Folha de redação:

Regulamento: