Fundema celebra o Dia Mundial da Água com a IX Descida do Rio Itajaí-Mirim

“Rio Itajaí-Mirim: conhecer para preservar” é o tema da ação neste ano

22 de março de 2022

Fundema celebra o Dia Mundial da Água com a IX Descida do Rio Itajaí-Mirim

O Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da água e do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) quer sensibilizar a população para o uso cada vez mais racional e consciente deste recurso natural. Para a corresponsabilidade nos esforços de preservação dos ecossistemas que a suportam. E para a tarefa educativa de formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental que enxerga a água não como um bem econômico, mas um elemento vital de todos os organismos.

E como uma de suas estratégias para atingir essas metas, a Fundema promove no próximo domingo (27), a IX Descida do rio Itajaí-Mirim e a Caminhada para Limpezas nas Margens, intitulada “Rio Itajaí-Mirim: conhecer para preservar”.

A ação tem os objetivos de destacar a importância da água no cotidiano da população, reafirmar o papel da Fundema como incentivadora da sustentabilidade dos recursos naturais e desenvolver ações socioambientais, visando maior interação da comunidade.

Na edição deste ano, vão participar da iniciativa aproximadamente 150 pessoas, divididas em embarcações da Defesa Civil, embarcações próprias, além de outros voluntários que vão fazer o recolhimento de resíduos durante a caminhada nas margens. As vagas para a descida nas embarcações já estão esgotadas mas quem quiser colaborar ainda pode participar da caminhada, que vai seguir o mesmo percurso.

O ponto de saída será na captação de água do Samae atrás do IFC. Os participantes vão ser recepcionados às 07h30 com um café da manhã e a descida e caminhada iniciam às 08 horas. “Os participantes deverão levar sua garrafinha de água e seu copo ou caneca para o café, realizaremos um evento mais sustentável, isso representa um ato de responsabilidade com o ambiente e com as pessoas”, destaca a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes.

A IX Descida do rio Itajaí-Mirim e a Caminhada para Limpezas nas Margens, coordenada pela Fundema e Defesa Civil, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Fundação de Esporte, Guarda de Trânsito de Brusque GTB, Secom, Secretaria de Educação, além do do Samae, Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr e Comitê ODS Brusque.