Fortalecendo laços: Clínica da Mulher promove encontro do grupo de Mulheres Polivalentes

Reuniões mensais possibilitam a troca de experiência e atividades de conhecimento em diversas áreas

BRUSQUE

  29 de setembro de 2022


Ouça o texto
Fortalecendo laços: Clínica da Mulher promove encontro do grupo de Mulheres Polivalentes

Na tarde desta quinta-feira (29), ocorreu mais um encontro do grupo de Mulheres Polivalentes. A iniciativa parte da Secretaria de Saúde do município de Brusque, por meio da Clínica da Mulher, e busca aproximar mulheres diagnosticadas ou usuárias já tratadas do câncer de mama ou câncer de colo de útero.

O intuito é fortalecer a integração, realizar atividades de conhecimento em áreas como a saúde, além da troca de experiências entre as participantes. A enfermeira Thaisi da Cunha, coordenadora do projeto, relata a importância dos momentos de descontração. “A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois ela reflete também no tratamento. É muito importante os momentos de descontração, e é isso que procuramos fazer com elas”. A enfermeira ainda destaca que a criação de uma rede de apoio é essencial, pois a companhia de outras mulheres na mesma situação, fortalece o enfrentamento da luta contra o câncer.

As reuniões acontecem uma vez por mês nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Além das atividades, o grupo de mulheres pode tirar dúvidas e fazer questionamentos ao doutor Guilherme Gamba, especialista em Mastologia e participante do projeto desde julho deste ano.

No encontro de hoje, o Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino, participou da roda de conversa. “É sempre bom estar entre guerreiras. O nome do projeto transparece bem o que elas são: Valentes. Quem passa por uma doença assim, tem que ter muita garra e amor à vida. Histórias como a dessas mulheres é o que me faz seguir na minha profissão e ter força de vontade”, enfatizou.

O Lado Colorido da Dor

Na ocasião, Loriane Furbringer, também participante do Mulheres Polivalentes, aproveitou a oportunidade e divulgou seu livro ‘O Lado Colorido da Dor’, que será lançado dia 18 de outubro, e trata sobre sua luta contra o câncer. Loriane enfatiza que a batalha contra a doença tem muitos momentos difíceis, mas é preciso enxergar o lado colorido, e encarar as dificuldades com animação. “Existem pessoas que não gostam nem de se consultar, para não descobrir. A gente tem muito recurso hoje em dia, mas o fator tempo é primordial. O paciente também tem a responsabilidade no tratamento, e pode escolher como encarar. A primeira escolha que eu fiz quando descobri minha doença, foi que dali em diante, eu seria muito forte”.

O lazer também é uma pauta recorrente nos encontros, e para isso, as integrantes participam de atividades fora da sede, como ideias em bingos, visitas ao Parque Leopoldo Moritz, Oktoberfest (Blumenau), entre outros. A conversa se estende no grupo de Whatsapp, onde elas trocam dicas, conversam e interagem.

Thaisi da Cunha conta que outras atividades estão sendo programadas, como a prática de yoga em um local ao ar livre. Interessadas em participar, podem entrar em contato pelo telefone (47) 3255-6840.

Inscreva-se na newsletter.