Formatura de desligamento do Tiro de Guerra é realizada

Cerimônia marca o encerramento das atividades de 98 atiradores

29 de novembro de 2022

Formatura de desligamento do Tiro de Guerra é realizada

Os 98 atiradores que realizaram as atividades do Tiro de Guerra 05-005 de Brusque tiveram uma cerimônia especial de encerramento e desligamento do TG. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (29), na Arena Multiúso. Na ocasião, o prefeito em exercício, Alessandro Simas, o veterano da Segunda Guerra, Arnoldo Lana, e demais autoridades marcaram presença. O evento foi conduzido pelo Subtenente Ivan Silva Santos, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra.

A tropa deu entrada na quadra da Arena cantando a Cação do Expedicionário, ao som da banda de música do 23º Batalhão de Infantaria, da cidade de Blumenau. A formatura teve por finalidade realizar o desligamento da Turma de Atiradores 2022, e também realizar a premiação dos Atiradores destaques.

Dentre as premiações realizadas, destaca-se as premiações de Melhor Atirador Combatente, Melhor Combatente de Aptidão Física e a honraria de Praça Mais Distinta, na qual foi agraciado o Monitor nº 62, Lucas Eduardo Krauczuk Delay, sendo ele, o destaque do ano de instrução.

O prefeito em exercício, Alessandro Simas, falou da importância do TG para Brusque. “Somos uma cidade privilegiada por termos um Tiro de Guerra nela. Já servi também, e tenho certeza que daqui, todos sairão amigos e irmãos, para a vida toda. É uma honra poder estar a frente do poder público em um momento tão importante”, disse.

O Subtenente do Tiro de Guerra 05-005, Ivan Silva Santos, comenta que, “o desligamento deles é a contar do dia 30 de novembro, e que após esta data eles deixarão de ser Atiradores e se tornaram Cabos e Soldados na reserva mobilizável. Agora eles são cidadãos, que comprimiram a Prestação do Serviço Militar Inicial”.

Após os pronunciamentos, o Monitor 07 WALDRIGUES, monitor que comandou a entrada do Tiro de Guerra na formatura, tomou lugar de destaque para dar o último comando de Fora de Forma dos 98 Atiradores.