Formações preparam profissionais da Educação para novo ano letivo

Aulas regulares da Rede Municipal de Ensino brusquense iniciam na próxima quarta-feira, dia 08

1 de fevereiro de 2023

Formações preparam profissionais da Educação para novo ano letivo

Reuniões, formações com muito estudo e compartilhamento de ideias e estratégias marcam o período que antecede o início do calendário letivo regular do ano de 2023 da Rede Municipal de Ensino de Brusque, na próxima quarta-feira, dia 08 de fevereiro. Os encontros ocorrem diariamente sob o comando da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

Desde o início das atividades dos profissionais de ensino, seguem as atividades preparatórias, com planejamentos e reuniões nas unidades de ensino. E, nesta última semana antes da volta às aulas, estão sendo desenvolvidos os encontros nos polos, com formações para professores.

Na agenda, ontem (31) e hoje (1º), esses encontros são com os professores de anos iniciais e anos finais, com o acompanhamento da equipe gestora. Cada polo organiza sua pauta de acordo com a diretriz enviada pela SEME.

E onde a elaboração de material de boas práticas com habilidades, estratégias metodológicas diversificadas, critérios e instrumentos avaliativos, após estudada e produzida, deverá ser mostrada e socializada na apresentação prevista para ocorrer durante a formação dos dias 02, 03 e 06 de fevereiro, com a equipe da Secretaria de Educação.

Pelo cronograma, na quinta-feira (02), a formação se destina aos professores do 1º e 2º ano. Já na sexta (03), os trabalhos se destinam aos professores do 3º e 4º anos. E na próxima segunda-feira (06), pela manhã, a ação reúne os professores de 5º ano. Todas as formações destinadas aos anos iniciais estão agendadas para a EEF Nova Brasília.

Completando o ciclo de formações que antecedem o novo ano letivo, no dia 06, à tarde, está programada formação para todos os professores de áreas com os Assessores Pedagógicos às 13h30 na EEF Georgina Carvalho da Luz. Em todos os encontros, o grupo de cada polo deve fazer a apresentação do que foi discutido internamente para os demais professores da rede.

Namei

A Formação do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (Namei) com Diretores e Coordenadores teve a participação de profissionais das áreas de psicologia e assistência social do Fórum e teve como foco as situações de violação de direitos das crianças e dos adolescentes e a violência contra crianças e adolescentes – identificação e abordagem no ambiente escolar.

Nas Unidades Escolares, os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) fazem formação com monitores de Inclusão. No dia 06, acontece na Uniasselvi uma formação para os monitores com os profissionais da Uni Duni Tê.

Educação Infantil

Nas unidades de Educação Infantil, a equipe gestora, coordenadores e diretores são os responsáveis pela acolhida dos profissionais e pela organização desta semana formativa. Os temas estão relacionados com a atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP), leitura dos documentos orientadores da SEME, primeiros socorros e situações de risco nas escolas – Atirador Ativo Escolas.

As unidades contam com a parceria das instituições como Charlotte, AMA, Uni Duni Tê, Bombeiros e Grupo Tático e Nutricionista da Secretaria de Educação, que auxiliam no aperfeiçoamento dos profissionais que atendem as crianças do município.