Final feliz: moradores das ruas BA 42 e BA 43 recebem pedidos de ligação de água

Comunidade esteve no Samae Brusque nesta quinta-feira, 5 de agosto, em um ato simbólico de entrega e assinatura de documentos

BRUSQUE

  6 de agosto de 2021


Ouça o texto
Final feliz: moradores das ruas BA 42 e BA 43 recebem pedidos de ligação de água

Depois de anos utilizando água imprópria para o consumo, moradores das ruas BA 42 e BA 43, no bairro Bateas, agora estão perto de usufruírem de um de seus direitos mais básicos: o de possuir água tratada saindo de suas torneiras.

Na noite desta quinta-feira, 5 de agosto, dezenas de cidadãos que residem nas duas localidades compareceram na sede administrativa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para, num ato simbólico, receberem das mãos do diretor-presidente da autarquia, Luciano Camargo, os seus pedidos de ligação.

O imbróglio

Por ser uma área de ocupação irregular, existiam questões jurídicas que impediam o Samae de levar água potável para a região. O mesmo acontece com serviços como, por exemplo, a distribuição de energia elétrica.

Em 2021, por entender se tratar de um problema de saúde pública e, também, pela localidade já estar consolidada urbanisticamente, a companhia manteve tratativas jurídicas para conseguir levar o serviço tão importante para os moradores, muitos deles acometidos por problemas médicos por conta da água contaminada captada de mananciais próximos.

“É um momento único pra nós aqui do Samae, pois estamos falando de uma situação de aproximadamente 10 anos”, ressalta o diretor-presidente. “Para nós da companhia não importa essa questão se está regular ou não, pensamos neste momento em garantir cidadania e qualidade de vida mínima para aqueles brusquenses”, salienta.

A partir da próxima semana, servidores da área técnica da autarquia já começam a concluir as ligações de água nas casas dos moradores, que antes captavam água sem tratamento de um riacho existente nas imediações e, também, de poços artesianos.

“A rede já está pronta, as esperas já estão prontas, a documentação também se conclui neste ato de hoje, agora só falta instalar o hidrômetro nas casas para começarmos a viabilizar o bombeamento de água para esta comunidade”, salienta o gestor.

Gestão ambiental

Existente desde o início de 2021, o setor de Gestão Ambiental do Samae atuou de maneira intensa junto a comunidade. Com servidores indo à campo, foram entregues folhetos de conscientização e, também, executado um levantamento de informações a respeito de como a população utilizava a água bruta. Todos os dados foram anexados junto ao processo judicial que permitiu a ligação da água tratada nas duas ruas.

“Eles fizeram um grande trabalho explicando para a população a importância da água tratada, o porquê de a água de poço, apesar de translúcida, também poder ser contaminada (…) foi um trabalho muito bom feito de casa em casa”, finaliza Luciano.

Casos semelhantes

Além das ruas BA 42 e BA 43, o Samae Brusque também identificou problemas semelhantes em outras regiões como, por exemplo, na rua AC 020, no bairro Águas Claras, e AZ 04, no Azambuja. O setor jurídico e técnico da autarquia já trabalham na solução para o problema destas ruas.

Inscreva-se na newsletter.