Fim da pandemia mundial de Covid-19: confira o boletim epidemiológico desta sexta-feira (19)

OMS decretou o fim da emergência em saúde, porém a população deve manter cuidados e procurar pela vacinação

BRUSQUE

  19 de maio de 2023


Ouça o texto
Fim da pandemia mundial de Covid-19: confira o boletim epidemiológico desta sexta-feira (19)

No início do mês de maio a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da emergência em saúde – a pandemia mundial de Covid-19. Desta forma, Brusque encerra a divulgação dos boletins semanais de dados sobre a doença, porém mantém o alerta à população para os cuidados preventivos e para imunização por meio da vacina bivalente, oferecida pelo SUS.

Brusque soma 49.880 pessoas que já tiveram o vírus desde o começo da pandemia, em março de 2020. Conforme os dados, do total de casos, 49.503 são considerados recuperados. Há 11 casos ativos e nenhum em investigação. Atualmente, não há pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nem em enfermaria hospitalar. Desde que a pandemia começou, em 2020, até o momento, foram registrados 366 óbitos.

“Vivemos períodos difíceis desde março de 2020, quando a OMS decretou o início oficial da pandemia. Uma pandemia gravíssima, que só no Brasil levou a óbito mais de 700 mil pessoas, algo jamais vivenciado por esta geração. Em Brusque tivemos praticamente 50 mil casos, desde 50 mil casos, tivemos o total de 366 óbitos. Foram 366 vidas perdidas, famílias que ficaram sem seus entes queridos, e que estão em muito sofrimento. Isso mostra para gente, o quão vulnerável nós somos”, analisa o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza.

Ele pontua que “apesar da OMS decretar o fim da pandemia, não significa que nós possamos deixar de lado todos os cuidados, evitar aglomerações, manter higiene das mãos, evitar os contatos com pessoas, também vacinação. A pandemia mostrou para nós a importância da vacinação, que este resultado só foi possível depois que a população começou a ser vacinada”.

Vacina bivalente está disponível a toda população com 18 anos ou mais

A vacina bivalente contra Covid-19 está disponível para toda a população acima de 18 anos. Podem se vacinar as pessoas que tomaram duas doses de vacina Covid-19 independente do laboratório, há, pelo menos, quatro meses. Pessoas que tomaram a terceira ou quarta dose também podem receber a vacina bivalente, desde que respeitado o intervalo mínimo de quatro meses da última dose.

A quem não se vacinou, ou tomou apenas uma dose, a orientação é para que inicie ou complete o esquema primário com duas doses de vacina monovalente. Após completar o esquema primário, a dose de reforço bivalente Pfizer poderá ser administrada com intervalo de quatro meses da última dose.

É possível se vacinar na sala de vacina do Centro de Serviços em Saúde, no Centro, das 8h30 às 20h e também nas Unidades Básicas de Saúde que também possuem sala de vacina. Para a imunização é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento com foto.

“Também aproveitamos agora, para conclamarmos toda população a continuar a vacinação. Volto a dizer que terminou a pandemia, mas nós não estamos livres ainda dessa terrível doença que é a Covid-19”, finaliza o secretário.

Inscreva-se na newsletter.