Filhotes de Ararajuba nascem no Parque Zoobotânico

Espécie de ave nativa brasileira corre risco devido ao desmatamento e tráfico

BRUSQUE

  3 de outubro de 2022


Ouça o texto
Filhotes de Ararajuba nascem no Parque Zoobotânico

O Parque Zoobotânico de Brusque tem novos habitantes desde a última semana, com o nascimento de três filhotes de ararajuba. A ave herbívora, de nome científico Guaruba guarouba, é encontrada exclusivamente no Brasil, tem tempo de vida médio de 30 anos na natureza e apresenta como grande característica o padrão de cores em verde e amarelo. Atualmente, classifica-se com status de conservação vulnerável devido ao desmatamento e tráfico de animais.

“Em 2017, o Zoo recebeu um casal de ararajuba, que a partir de 2019, anualmente vem se reproduzindo no parque. Neste ano não foi diferente, nasceram mais três filhotes. Os bebês estão sendo cuidados pelos pais e pelas outras ararajubas que dividem o mesmo espaço”, comenta Carlos Alexandre Reis, diretor-geral do Zoo.

Após o nascimento, os filhotes permanecem no ninho por cerca de 60 dias, até o momento em que começam a dar seus primeiros voos. Até o final do mês de outubro, os visitantes vão poder apreciar os filhotes voando pelo recinto. O Zoo de Brusque, além de espaço para lazer e visitação, faz parte do Programa de Conservação de Espécies Ameaçadas.

O parque Zoobotânico está aberto a visitação pública de terça a domingo das 8h30 às 17h30. O valor do ingresso é de R$10. Meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e o acompanhante, crianças que possuem 5 anos até 11 anos e 11 meses, idosos acima de 60 anos e professores. Todas as formas de meia-entrada precisam ser comprovadas na hora da compra do ingresso. Crianças de até 4 anos e 11 meses não pagam entrada.

Inscreva-se na newsletter.