Festival Nacional da Cuca é lançado oficialmente

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de julho

22 de junho de 2022

Festival Nacional da Cuca é lançado oficialmente

Foi realizada na noite de terça-feira (21) o lançamento oficial da 9ª edição do Festival Nacional da Cuca. Após duas edições realizadas nas panificadoras da cidade, o evento volta ao Centro de Evento Maria Celina Vidotto Imhof (pavilhão da Fenarreco), nos dias 9 e 10 de julho.

Durante a cerimônia, o prefeito Ari Vequi falou sobre a retomada do festival de forma presencial. “É uma alegria estar junto com a Acib para lançar mais um Festival da Cuca. Este ano será um sucesso, sem dúvida, mais um grande evento, que trará turistas para nossa cidade, que também aproveitam para conhecer nossa cidade e fazer compras. Acredito no potencial turístico e também na gastronomia que vai trazer muito felicidade para nossa cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, lembrou que o festival é uma forma de evidenciar a gastronomia tradicional de Brusque. “As pessoas quando vem à nossa cidade pedem para experimentar a cuca. Nossa cidade tem essa tradição de reunir as pessoas, tomar um café, comer uma cuca e a gente fica muito feliz por isso. Nossos antepassados já faziam esses pratos e a gente sabe da importância disso”.

A presidente da Acibr, Rita Cássia Conti, ressaltou que o evento “é um exemplo fantástico de cooperativismo, quando vemos empresas do mesmo segmento fazendo o mesmo produto unidas aqui. Esperamos um público acima de 10 mil pessoas”.

Emily Dognini, coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, antecipou as novidades desta edição. “Todo ano convidamos uma entidade beneficente para estar conosco, e este ano foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Temos uma novidade esse ano que é a roda da cuca, que é como uma roda da fortuna, onde tem brindes e cucas. Todo o valor será para a Rede Feminina. Teremos também as ações tradicionais, como o concurso Cuca Nota 10, café colonial, cuca mirim e o Mercado da Cuca”.

O Festival Nacional da Cuca é uma realização da Associação Empresarial de Brusque, Núcleo de Panificadoras e Confeitarias e Prefeitura de Brusque.

Confira a programação do Festival da Cuca:

Sábado – 9 de julho
9h – abertura do pavilhão
9h – início do café colonial
10h – início da 1ª eliminatória do concurso de cucas
10h30 – solenidade de abertura
12h – intervalo para almoço
13h30 – início da 2ª eliminatória do concurso de cucas
16h – início da 3ª eliminatória do concurso de cucas
19h – aula show com Iuri Agostinho com a cuca de pêssego com creme
20h – encerramento do concurso e apresentação dos nomes dos classificados
21h – encerramento