Fenarreco é sucesso na Internet

Estratégia de comunicação da festa aliou cultura e bom humor

23 de outubro de 2019

Fenarreco é sucesso na Internet

A Fenarreco deixou saudades no público de quase 100 mil pessoas, que participou da edição 2019 da festa. Mas a alegria do evento não ficou somente no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Isso porque a @fenarreco e #fenarreco fizeram sucesso na Internet.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Brusque, com base no Relatório Analítico elaborado pela Agência Tiriva Comunicação e Marketing, foram registradas aproximadamente 1,7 mil citações orgânicas com o nome da festa, entre 1º e 20 de oubrubro nas redes sociais.

O perfil dos internautas que comentaram sobre a festa é 56% feminino e 46% masculino. As interações foram 98% positivas e neutras, sendo apenas 2%, o volume de citações negativas.

Este ano, a interação com o público foi realizada também pela plataforma Instagram. De forma orgânica, o perfil conquistou em poucos dias mais de dois mils seguidores. Já o site oficial da festa contabilizou 40 mil visualizações no período.

Divulgação

Para a divulgação da festa, a Secretaria de Comunicação Social e a Griô Filmes primaram pela inovação e bom humor. O roteiro do audiovisual oficial do evento trouxe colegas de trabalho brincando no ritmo das tradicionais músicas alemãs com o materiais de escritório. Em seguida, eles se transportavam para o clima da festa e viam canecos de chope no lugar de xícaras de café. O expediente terminava animado demonstrando que a Festa Mais Gostosa do Brasil é aguardada pelo público o ano inteiro. O VT contabilizou aproximadamente 64 mil visualizações nas redes sociais fora a veiculação em emissoras de TV.

Outra estratégia utilizada foram os Fenadrops – pequenos vídeos postados nas redes sociais chamando o público para as principais atrações da Fenarreco. Apresentados pela jornalista Clarissa dos Santos, os audiovisuais primaram pela cultura aliada ao humor.

“A repercussão dos Fenadrops foi muito positiva. A leveza dos roteiros e o figurino típico da festa criaram uma identificação acima da nossa expectativa com o público”, avalia Clarissa.

Estratégia

De acordo com o diretor da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Brusque, Wilson Schmidt Junior, a divulgação da Fenarreco seguiu a mesma proposta já utilizada na comunicação da Administração Municipal com o cidadão.

“Primamos pela informação e transparência da ações de forma leve e criativa. Acreditamos que o humor é a melhor ferramenta de engajamento na Internet. E já comprovamos que é possível se comunicar de maneira descontraída, aliada a seriedade do trabalho desenvolvido pela equipe. No caso da Fenarreco, fica ainda mais fácil essa estratégia, por se tratar de uma festa que a cada ano conquista ainda mais o coração do público – os nossos Fenafesteiros”, ressalta.