Família Acolhedora precisa de voluntários

Acolhedores recebem crianças em suas casas e assumem o compromisso de dar a elas proteção, convivência social, cuidados rotineiros

BRUSQUE

  3 de fevereiro de 2020


Ouça o texto
Família Acolhedora precisa de voluntários

As famílias brusquenses que desejam fazer parte do Serviço Família Acolhedora, recebendo em suas casas crianças ou adolescentes e oferecendo-lhes cuidado, proteção e convivência familiar, podem procurar a Secretaria de Assistência Social e Habitação para realizar seu cadastro.

O Família Acolhedora é uma iniciativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa acolher crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que foram afastadas da sua família de origem por medida de proteção.

Os acolhedores recebem voluntariamente as crianças em suas casas e assumem o compromisso de dar a elas proteção, convivência social, cuidados rotineiros como educação, saúde e lazer. Além de contribuir com a preservação do vínculo e convivência familiar.

A família que acolhe deve estar ciente que não está adotando a criança ou adolescente. O acolhimento e adoção são coisas distintas. O acolhimento é por um tempo determinado pelo Juizado e após esse período a criança volta para a família de origem ou segue para adoção.

Para participar, é preciso residir no município de Brusque, ter mais de 21 anos (sem restrições quanto ao sexo ou estado civil), ter aceitação de todo o grupo familiar com a proposta do acolhimento, não apresentar problemas psiquiátricos, dependência química e não estar respondendo processo judicial.

Também é necessário ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor as crianças e adolescentes, além de ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do Serviço. Caso o interessado tenha vontade de adotar uma criança não pode participar do programa.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria de Assistência Social e Habitação (com a assistente social Danielly Vieira e com a psicóloga Juliana Souza), pelo telefone (47) 3251-1834 ou pelo e-mail familia.acolhedora@brusque.sc.gov.br.

Inscreva-se na newsletter.