Falta de matéria-prima compromete abastecimento de medicamentos

Indústrias farmacêuticas estão com dificuldade para produzir medicações que abastecem o Sistema Público de Saúde

27 de abril de 2021

Falta de matéria-prima compromete abastecimento de medicamentos

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, informa à comunidade usuária do Sistema Público de Saúde que alguns itens distribuídos habitualmente na rede municipal estão com estoque em nível crítico nas unidades e já não há mais quantitativo para a reposição dos remédios no Almoxarifado.

O motivo para o desabastecimento, segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Patrícia Sassi, é a falta de matéria prima nas indústrias farmacêuticas, potencializada desde o início da ocorrência da pandemia do novo coronavírus. “Em todos os casos, temos documentos dos fornecedores atestando esta causa para a dificuldade em atender aos pedidos”, explica a farmacêutica.

No momento, os itens de medicamentos que estão zerados no Almoxarifado da Secretaria de Saúde de Brusque são a Loção oleosa a base de ácidos graxos essenciais + vitamina A e E, Enalapril 10 mg e Hidroclorotiazida 25 mg.

A Loção oleosa a base de ácidos graxos essenciais+vitamina A e E é um medicamento que revitaliza e mantém o equilíbrio hídrico da pele. Ela melhora a elasticidade e auxilia no processo de cicatrização das feridas.

O Enalapril 10 mg é destinado ao controle da pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração. E a Hidroclorotiazida 25 mg é um diurético também administrado no tratamento da hipertensão arterial e que se destina, ainda, ao controle de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.

Os três itens integram a lista de medicamentos essenciais do município deste ano de 2021, a REMUME, que tem, no total, 183 itens.

Caso algum usuário já esteja com dificuldade em encontrar o Enalapril e a Hidroclorotiazida nas unidades de Saúde do município, a Coordenadora da Assistência Farmacêutica Patrícia Sassi lembra que os dois medicamentos também fazem parte do programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. E por isso, podem ser retirados nas farmácias credenciadas, gratuitamente.

Desabastecimento Regional

A situação vivenciada em Brusque pela falta dos ácidos graxos essenciais, do Enalapril 10 mg e Hidroclorotiazida 25 mg não é uma realidade exclusiva da cidade. De acordo com o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), Cleones Hostins, todas as cidades do Médio Vale representadas pelo consórcio, também enfrentam a mesma dificuldade.

Cleones traça o panorama atual referente aos medicamentos, no âmbito do CISAMVI:

Hidroclorotiazida 25mg – O laboratório não estava conseguindo entregar. Foi trocado o fornecedor e ainda se encontra certa dificuldade nas entregas, em relação a atrasos. Mas, de acordo com a empresa, a previsão de normalização é no início de maio.

Enalapril Maleato 10mg – A empresa atualmente responsável pelo fornecimento ao Consórcio solicitou prorrogação de prazo de entrega para 20/05/2021. Apresentou carta do laboratório com previsão de entrega em 30/04. O CISAMVI aguarda a confirmação da entrega.

Ácidos Graxos Essenciais – No último contato com o fornecedor, em 23/04, informaram não ter previsão de entrega e que estavam aguardando posição do laboratório. O item foi licitado em novo pregão, com previsão de liberação na próxima semana.

Brusque efetua suas compras de medicamentos por licitação municipal e também por meio do CISAMVI, o que se torna mais vantajoso para a cidade por ter o respaldo jurídico e especialmente, a questão financeira, com a redução de preços em função do maior quantitativo adquirido pelo Consórcio regional para as cidades integrantes do bloco associativo.

O diretor executivo do CISAMVI acrescenta, ainda, que, além dos municípios do Médio Vale, outras cidades catarinenses também estão com dificuldades na aquisição desses medicamentos, a exemplo de Balneário Camboriú, Canoinhas e Videira.