Expansão de rede do Samae Brusque já está 70% concluída

Nesta terça-feira a obra atingiu seis quilômetros de extensão

28 de setembro de 2021

Expansão de rede do Samae Brusque já está 70% concluída

A comunidade dos bairros Dom Joaquim, Cedro Alto e adjacências está cada vez mais perto de contar com mais qualidade no abastecimento de água tratada. Nesta terça-feira, 28 de setembro, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque atingiu a marca de seis quilômetros de tubulações implantadas na expansão de rede iniciada no fim do mês de abril.

Com isso, a autarquia municipal conta com aproximadamente 71% da obra concluída. Até o fim desta, que é a maior intervenção de saneamento do Samae Brusque nos últimos anos, serão 8,5 quilômetros de novas redes à disposição do brusquense, diminuindo os transtornos vividos constantemente pela população desses bairros, já que o sistema de abastecimento nas regiões afetadas encontra-se subdimensionado há anos.

“Vale lembrar que uma boa parte desta rede já se encontra em operação, mesmo com a obra ainda não tendo sido finalizada. Trata-se do trecho existente entre a nossa Estação de Tratamento de Água (ETA) Central até a Elevatória de Água Tratada (EAT) do Maluche”, explica o diretor de Expansão do Samae, Eduardo Fernandes.

“Agora, nossos servidores encontram-se nas proximidades da entrada da rua Beira Rio, no Dom Joaquim. Nos próximos dias chegaremos à rotatória da igreja do Dom Joaquim, onde seguiremos até a travessa e, posteriormente, em direção ao Posto Opa”, explica.

A obra

Iniciada em 29 de abril, a expansão de rede do Samae tem como objetivo levar água tratada do Centro para os bairros situados na região do Dom Joaquim. Isso diminuirá o déficit de abastecimento hoje existente na região, trazendo uma sobrevida para os sistemas de distribuição situados nas localidades citadas.

Ao todo, a companhia investiu mais de R$ 6 milhões para realizar este serviço, que já faz parte do conjunto de obras que devem ser executadas em preparação à edificação da ETA Cristalina. Quando a estação ficar pronta, a água, que hoje segue do Centro para os bairros, seguirá do Cristalina para a região central do município.

A previsão é de que a obra seja entregue até o mês de janeiro de 2022.