Executivo encaminhará projeto de lei para pagamento adicional aos ACSs e agentes de endemias para a Câmara de Vereadores

O aval dos vereadores é necessário porque parte dos valores pagos serão com recursos próprios

26 de julho de 2022

A Prefeitura de Brusque encaminhará para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que possibilita o pagamento do adicional ao piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e os agentes de combate às endemias (ACE). A medida é necessária após o anúncio do governo federal sobre o repasse desse recurso, mas os valores anunciados são destinados para um número limitado de servidores e a Prefeitura, por sua vez, com recursos próprios, irá complementar o valor e pagar o adicional a todos os servidores das duas classes.

O secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, Rodrigo Cesari, explica que a aprovação deve ocorrer na próxima semana. “Vamos encaminhar o quanto antes o projeto de lei e com a aprovação, será pago piso salarial a todos os ACS e agentes de endemias, podendo cumprir assim com a parte patronal e com o aumento vegetativo da folha. O pagamento do governo federal seria, por exemplo, para seis agentes de endemias, e o município possui em torno de 56, vamos completar esse valor”.

De acordo com o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, esse é mais um momento especial para a saúde. “Vamos poder valorizar esses profissionais que tanto se dedicaram, desde a pandemia, naqueles dias difíceis, até esses momentos críticos da dengue. Estamos felizes em proporcionar a esses servidores esse reconhecimento, a nossa valorização por tudo que fazem pela saúde da população brusquense”.