Executivo e Sindicato realizam reunião inicial da data-base 2020

Por conta do calendário eleitoral, prazos das discussões serão antecipados

31 de janeiro de 2020

Executivo e Sindicato realizam reunião inicial da data-base 2020

O secretário interino de Governo e Gestão, André Vechi, recebeu na tarde desta sexta-feira (31) representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque (Sinseb). A pauta da reunião foi a data-base, período do ano destinado à correção salarial e revisão das condições de trabalho das categorias.

“Definimos hoje o calendário de negociação. Temos agora no próximo dia 12 de fevereiro a assembleia, que vai definir as cláusulas que serão apresentadas para a Prefeitura. Vamos antecipar as negociações já para a primeira quinzena de fevereiro começar as tratativas sobre a pauta de negociação”, explica o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque (Sinseb), Orlando Soares Filho.

De acordo com ele, como 2020 é ano de eleições municipais há dificuldade nas tratativas com a Administração Pública após 4 de abril, data limite para aprovação do reajuste dos servidores.

“Então antecipando o calendário de negociação das nossas cláusulas da data-base nós poderemos, com certeza, chegar em um entendimento para o quanto antes entregar na Câmara de Vereadores uma proposta, que envolva tanto o reajuste geral quanto o reajuste do piso do magistério”, destaca Filho.

“Aproveito para convocar toda a categoria de servidores em geral, de todos os setores, para comparecer na Assembleia Geral, que será realizada no dia 12 de fevereiro, às 18h, na Câmara de Vereadores”, acrescenta.

Sustentabilidade financeira

De acordo com o secretário interino de Governo e Gestão, André Vechi, essa primeira reunião foi solicitada pelo sindicato no início da semana com intuito de antecipar as tratativas da data-base, que é no mês de março de cada ano.

“Em 14 de fevereiro o sindicato formaliza a proposta. A partir disso, iniciamos as discussões para tentar chegar em um consenso que atenda o interesse tanto do sindicato quanto do município, dentro da nossa viabilidade econômico-financeira”, ressalta.

Vechi enfatiza que é necessário pensar a sustentabilidade financeira das contas do município em longo prazo. “Nós passamos por uma dificuldade nos últimos anos. Em 2017, estouramos o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, temos uma preocupação muito grande com as decisões que tomamos hoje, para que não impactem negativamente nas finanças no município no futuro. O sindicato nos últimos anos, esse é o terceiro que participo de reuniões com eles, sempre teve muita responsabilidade de apresentar pautas que consigam ser encaixadas e sejam sustentáveis para o futuro econômico financeiro das contas do município”, afirma.

Também participou do encontro, a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, cuja pasta emprega mais da metade dos servidores municipais.