Execução do Hino Nacional: um ato de civismo e amor à pátria nas escolas de Brusque

Prática tem sido um diferencial para que os estudantes entendam mais sobre questões de respeito e patriotismo.

BRUSQUE

  5 de setembro de 2019


Ouça o texto
Execução do Hino Nacional: um ato de civismo e amor à pátria nas escolas de Brusque

Desde Julho, a Lei 4.220 torna obrigatória a Execução do Hino Nacional em todas as escolas de Brusque. Com isso, pelo menos uma vez por semana, os alunos da rede pública municipal de Ensino exercitam a cidadania ao entoarem os Hinos do Brasil e do município.

A prática tem sido um diferencial para que os estudantes entendam mais sobre questões de civismo, respeito, e patriotismo.

Conforme comenta a professora da Escola Nova Brasília, Flávia Maria Hammers Duarte, as crianças já tinham perdido esse hábito. “Sou professora há bastante tempo e vivenciei épocas em que isso fazia parte da nossa rotina, na qual sabíamos todos os hinos de cor”, diz ela. “Atrás da ideia de cantar o hino tem toda a questão de respeito. É uma forma de valorizar o nosso país e resgatar o civismo. Uma atitude simples, mas que aos poucos estava se perdendo. Ao cantar o hino podemos buscar coisas agregadas que somam positivamente para a sociedade”, completa.

Na semana da Independência, Flávia ressalta que a iniciativa tem ainda mais importância. “Em princípio, quando você fala de assuntos assim, eles não conhecem,. Se você vai falar de Independência do Brasil, Proclamação da República, eles sabem que é um feriado, nada mais do que isso. Então, no momento que eles estão cantando o hino, conhecem ao mesmo tempo um pouco da história do Brasil”.

Professora da escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, Awdrey Barreiros é outra que defende a iniciativa. “Para eles (os alunos) é muito importante, porque a gente resgata o civismo, patriotismo e respeito à bandeira. É preciso trabalharmos isso desde a infância para que tenhamos cidadãos mais conscientes”, diz.

Para os alunos do quinto ano da Escola Nova Brasília, Juliano Soares Neves e Henrique Francisco Pavesi, o Hino Nacional representa o amor à pátria. A aluna Érika Kohler, estudante do terceiro ano da Escola Georgina é uma das que já sabem o hino brasileiro praticamente na ponta da língua. “Está sendo um pouco difícil, porque alguns ainda não conseguem cantar. Mas sabemos que o Hino Nacional Brasileiro representa muita coisa, temos que ficar em situação de sentido e manter o respeito”, finaliza.

Nesta semana da Pátria, além da execução do Hino Nacional, as Escolas de Brusque ainda realizam diversas atividades relacionadas à Independência do Brasil, que será celebrada neste sábado, 7 de setembro, com o ato cívico que ocorre a partir das 9h na Praça Sesquicentenário. Participe!

Inscreva-se na newsletter.