Excesso de cloro em água com coloração branca: mito ou verdade?

O Samae Brusque foi atrás de respostas para conscientizar a população de Brusque

1 de fevereiro de 2021

Excesso de cloro em água com coloração branca: mito ou verdade?

Quem nunca levou um pequeno susto ao se deparar com a água da torneira saindo com uma aparência esbranquiçada, quase que leitosa? Quando isso acontece, é corriqueiro que as pessoas achem que se trata de um suposto excesso de cloro, fruto de algum erro no processo de tratamento.

Mas será que é isso mesmo que ocorre? Se você chutou que não, acertou. Na verdade é muito mais simples que isso. Talvez inofensivo seja a palavra mais apropriada.

Atrás de respostas, consultamos o técnico de laboratório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Maycon Nicoletti. O profissional, que acompanha a qualidade da água tratada pela autarquia municipal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, explica que a coloração branca se dá por conta de milhões de microbolhas de ar que se dissolvem na água, quando ela se encontra em um ambiente altamente pressurizado.

“Na verdade é um mito achar que é uma reação com cloro”, explica o profissional. “O cloro que a gente usa, ele não tem coloração. O que acontece? Quando a gente faz alguma manutenção de rede, acaba entrando ar nesta rede. E como ela é pressurizada, esse oxigênio acaba incorporando, se dissolvendo no líquido, no caso na água”.

Quando o usuário abre a torneira, ocorre um turbilhonamento, ou seja, uma espécie de redemoinho na água. Com isso, o ar acaba novamente se soltando do líquido. “O que você vê são microbolhas de ar que se dissolvem em segundos. A água fica translúcida novamente em pouco tempo”.

Maycon explica que o cloro utilizado no tratamento de água é rigidamente controlado, para que nunca deixe de sair na proporção correta. “Consumir a água nesta coloração branca não tem problema algum, já que é algo semelhante ao que ocorre, por exemplo, com os refrigerantes”, finaliza.