Evento on line marca lançamento do 7º Festival Nacional da Cuca

Foi realizado nesta terça-feira (14) o lançamento oficial do 7º Festival Nacional da Cuca. O evento, marcado para 30 de […]

15 de julho de 2020

Evento on line marca lançamento do 7º Festival Nacional da Cuca

Foi realizado nesta terça-feira (14) o lançamento oficial do 7º Festival Nacional da Cuca. O evento, marcado para 30 de julho a 8 de agosto, terá formato diferenciado devido à pandemia de Covid-19, e será realizado nas sete panificadoras participantes. Nestes dias o público poderá degustar o tradicional doce alemão, além de outras delícias produzidas pelas panificadoras Limoeiro, Moriá, Sodepan, Sassipan, Zen, Panissa e Sol.

O diretor-geral de Turismo de Brusque, Sérgio Kunitz destacou que “mantemos a tradição viva e temos certeza que será um grande sucesso. Convidamos todos os brusquenses, quem estiver na cidade, para que possam ir até as panificadoras degustar as deliciosas cucas, tanto as que serão vendidas como as produzidas pelo concurso”.

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Cassia Conti, enalteceu o desafio encontrado pelo Núcleo da entidade, já que num primeiro momento o festival havia sido cancelado, por conta da pandemia e as incertezas do momento. “Nós, da diretoria da ACIBr, conversamos com o Núcleo e incentivamos a manutenção do evento e fazer algo diferente, virtual, e que deu certo”.

Uma live com o chef Iuri Agostinho, às 19 horas, marcará o primeiro dia do evento. Além desta haverá outras transmissões on line com aulas show ensinando receitas de cucas. Todas as lives poderão ser companhadas pelas redes sociais do Festival da Cuca.

O concurso ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’ também será realizado em um novo formato neste ano. Os participantes enviaram um vídeo com o passo a passo da produção da cuca. Nesta edição participam do Concurso representantes de diversas cidades de Santa Catarina: de Brusque, Indaial, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tijucas.

Os participantes estarão na sede da ACIBr no dia 5 de agosto, com suas cucas assadas, que serão apresentadas e servidas ao júri, que fará a avaliação com notas, de zero a dez, atribuídas de acordo com os critérios de apresentação, sabor e consistência da massa.

Serão premiadas as três melhores cucas do Concurso. Para o 1º Lugar o vencedor ganhará uma batedeira planetária da empresa SC Equipamentos. Já o 2º Lugar será contemplado com um forno elétrico, da empresa Irmãos Fischer. O 3º lugar ganha uma cafeteira, também da empresa Irmãos Fischer. Todos os três finalistas serão contemplados com uma cesta de Werner Alimentos e um troféu de colocação.

Entre os dias 5 e 7 de agosto o público poderá degustar as receitas do concurso nas padarias participantes. O combo cuca + café custa R$ 10. Os resultados dos vencedores serão divulgados no dia 8 de agosto, pelas redes sociais do Festival da Cuca.

O 7º Festival Nacional da Cuca faz parte da programação de aniversário dos 160 anos de Brusque, celebrado em 4 de agosto, e é promovido pela Prefeitura de Brusque em parceria com o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Acibr.

Participantes do concurso A Cuca Nota 10 do Brasil
-Sandra Terezinha B. Ribeiro (Brusque) – Cuca de brigadeiro trufado com damasco
-Luciana Cristina Custodio (Indaial) – Cuca surpresa de doce de leite
-Johana Ensfeld Lueders (Florianópolis) – Cuca rápida Romeu e Julieta