Evento do Agosto Dourado movimenta a UBS Limeira

Depois de realizar uma roda de conversa com mães que amamentam, na próxima terça-feira (20) será ministrada oficina sobre papinhas caseiras

BRUSQUE

  15 de agosto de 2019


Ouça o texto
Evento do Agosto Dourado movimenta a UBS Limeira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Limeira promoveu uma ação voltada ao Agosto Dourado, mês que faz alusão a importância da amamentação para os as crianças, especialmente durante os seis primeiros meses, onde o leite materno é considerado o alimento ouro, ou seja, deve ser utilizado como única fonte de nutrição para os bebês.

Na manhã desta quinta-feira (15), o grupo de amamentação, lideradas pelas Agentes Comunitárias de Saúde Aline dos Santos Munhoz e Simara Heloísa de Simas, reuniu puérperas, algumas acompanhadas além dos filhos, pelos pais, onde realizaram uma roda de conversa, visando tirar dúvidas, esclarecer tabus, inclusive sobre o chamado “leite fraco”.

“A sociedade ao longo do tempo cria mitos e, as vezes, passa de geração em geração. E eventos como este é uma oportunidade que temos de passar conhecimento e tranquilizar as mães sobre a amamentação”, comenta a enfermeira Ana Paula Fogaça Bernardes, integrante de uma das equipes do Programa Estratégia Saúde da Família da unidade.

Na próxima terça-feira (20) a UBS Limeira promove em parceria com o Núcleo de Apoio às Equipes de Saúde da Família (NASF) uma oficina sobre a produção de papinhas, em especial o preparo desse alimento nas versões doce e salgada. O alimento, que pode ser inserido junto com o leite materno após 180 dias do nascimento da criança, ajuda no complemento alimentar. A produção de papinhas caseiras, mais nutritivas e menos calóricas que as industriais, vão auxiliar para manter o ciclo de desenvolvimento e crescimento das crianças.

Dentro da programação do Agosto Dourado, a Clínica da Mulher da Secretaria de Saúde de Brusque, está com uma extensa programação durante todo o mês, com vistas as Unidades de Saúde, clínicas e palestras, inclusive com capacitações para profissionais de outras cidades da região.

Inscreva-se na newsletter.