Estudantes da rede municipal são premiados em concurso de sustentabilidade

Ação da Veolia / Recicle, voltada ao 4º ano do Ensino Fundamental, envolveu 822 alunos de 18 escolas

7 de dezembro de 2022

Estudantes da rede municipal são premiados em concurso de sustentabilidade

Total de 822 alunos e 28 professores do quarto ano do Ensino Fundamental de 18 escolas da Rede Municipal de Educação de Brusque disputaram a etapa local do concurso “Ao Redor da Iberoamérica”. A ação, promovida pela Veolia Brasil / Recicle e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), busca trabalhar, a cada ano, um tema diferente sobre educação ambiental, para sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de cuidar e preservar os diversos ecossistemas, contribuir para a sustentabilidade e o meio ambiente.

Neste ano, o tema do concurso foi “A Urgência de Cuidar da Água”. Estudantes e professores receberam cartilhas educativas e trabalharam o conteúdo em sala de aula durante três meses. E para a conclusão do projeto, foram elaborados vídeos com propostas de campanha para a temática de preservação da água. O concurso ocorre desde 2012 em locais onde há atuação da Veolia, em sete países da América Latina, junto a Portugal e Espanha.

“O objetivo sempre é a conscientização. As crianças precisam ser conscientizadas pois elas são o nosso futuro, a gente que inserir no ensino essa consciência ecológica, para que ajude na preservação do meio ambiente e da água”, destacou o coordenador de RH da Veolia Brasil / Recicle em Brusque, Fabiano Furtado Amaral.

Vencedores

Na tarde desta quarta-feira (07), na quadra poliesportiva da Escola de Educação Fundamental Dr. Carlos Moritz, no bairro Zantão, foram premiados os alunos finalistas da etapa municipal do concurso, que representaram a cidade na fase nacional da competição. Os alunos Diego Leal, da Escola Alberto Pretti e Julia Luiza, da Escola Alexandre Merico, receberam certificado e um kit oferecido pela organização do concurso.

Já o grande vencedor, Jean Carlos da Silva Amorim, de 10 anos, da Escola Dr. Carlos Moritz, recebeu, além do certificado e do kit, um tablet em reconhecimento ao seu trabalho. O projeto do estudante trouxe a proposta de captação e reaproveitamento da água da chuva, denominado Lavatório Sustentável. “Com um simples balde e muita consciência, podemos transformar o nosso futuro”, resumiu o vencedor, em seu vídeo (disponível para visualização no link: https://www.youtube.com/watch?v=GhrplY5MCA0.

O garoto comemorou muito sua vitória. “No começo do vídeo, eu pensei que seria difícil e que eu não ia conseguir. Mas ao longo do vídeo, eu fui me soltando, então eu descobri que eu sou capaz de fazer. Eu achei muito legal fazer e ter a oportunidade de participar do concurso. É bem importante preservar a água, sem ela nosso mundo não é nada, e esse é um dos grandes motivos para a gente estar vivendo. Eu espero, do fundo do meu coração, que meu vídeo faça as pessoas ficarem empolgadas em cuidar da água, porque a gente precisa fazer isso, porque precisa de todos, e tem que começar por nós mesmos”.

Além das premiações especiais aos finalistas, todos os 822 alunos da rede municipal de ensino de Brusque que participaram do concurso receberam da empresa organizadora, uma garrafa de água, como forma de incentivar o uso de materiais reutilizáveis, deixando de lado o uso de copos plásticos.

Representando a Secretaria de Educação na premiação, a diretora de Ensino Fundamental, Ivanete Lago Groh, destaca que a conscientização ambiental e temática da sustentabilidade já são conteúdos inseridos na rotina da rede municipal. “Trabalhar com as crianças, especificamente do quarto ano, essa questão da sustentabilidade e da importância de preservar a água sempre é um tema que chama atenção e precisa ser trabalhado e estamos hoje aqui, com os resultados e três alunos da Rede Municipal de Ensino premiados”.