Estudante dá vida a mascote do Samae Brusque

Sabrina Eulália Matos Schimitt, 19 anos, foi recebida na autarquia nesta quarta-feira, 28

29 de julho de 2021

Estudante dá vida a mascote do Samae Brusque

Nesta quarta-feira, 28 de julho, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque recebeu a estudante de design gráfico Sabrina Eulália Matos Schimitt. A jovem, de 19 anos de idade, é a artista responsável pela criação do novo mascote da autarquia, representado por aquele que talvez seja o bichinho que melhor representa a cidade de Brusque: a capivara.

Sabrina, que batizou provisoriamente o personagem de “Capi”, conta que o objetivo foi fazer um mascote com traços simples, que possa facilmente ser desenhado por crianças. “Ela é pensada pra ser amigável, o ‘amiguinho da vizinhança brasileira’, que é a capivara”, enfatiza a artista. “Também tem a parte do lencinho de escoteiro. É que quando lançaram a proposta, achei que fossem querer algo que remetesse ao ambiente e que auxiliasse no entendimento das crianças no assunto. Então, o que mais me remeteu e agradou na ideia foram os escoteiros”.

O trabalho da estudante, que cursa o quarto semestre de Design Gráfico no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) foi o único inscrito no concurso Brusque Cuidando Bem das Águas, lançado em março deste ano, pelo Samae. Porém, de acordo com o diretor-presidente da companhia, Luciano Camargo, isto não representa demérito algum para a produção de Sabrina.

“O personagem ficou muito bacana, bem feito e com certeza será um sucesso entre as crianças. Com certeza, se o resultado não tivesse ficado bom, não adotaríamos. E esse, definitivamente, não é o caso”, salienta o gestor.

Como premiação, Sabrina recebeu das mãos de Camargo e, também, da presidente da Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae (Cogemas), Mylena Rubituci, uma mesa digitalizadora novinha em folha para continuar a sua trajetória profissional no design.

Escolha do Nome

Como o concurso teve a participação de apenas um trabalho, o Samae decidiu engajar a sua comunidade virtual para batizar oficialmente a capivarinha. Pelas redes sociais, serão escolhidas as cinco melhores sugestões de nome. Dentre essas, será realizada uma votação interna, que decidirá qual será a identificação oficial do mascote.