Estão abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, em Brusque

Evento ocorre dia 25 de abril, na Uniasselvi

25 de março de 2022

O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde informa que estão abertas, a partir desta sexta-feira (25), as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento ocorre no dia 25 de abril, na Uniasselvi e vai reunir gestores, trabalhadores da saúde e integrantes da comunidade.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental Municipal, Inajá Gonçalves de Araújo, durante o encontro, serão discutidas ações de construção e atualização das políticas públicas de saúde mental, conforme a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). “O tema principal do evento será ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Eixos da Conferência

O eixo principal da Conferência é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: Eixo I: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Link para inscrição

Os interessados já podem fazer inscrição, sem custo, por meio do link https://tinyurl.com/2saudemental até dia 23 de abril.

Importância das Conferências de Saúde Mental

Inajá reforça que as conferências contribuem para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas. “A discussão direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. As ações estão previstas na resolução nº 652/2020, do Conselho Nacional de Saúde”.