Estão abertas as inscrições abertas para o edital de cultura Prêmio Wilson Santos

Edital prevê R$ 195 mil para projetos culturais em diversas linguagens artísticas

16 de setembro de 2021

A Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque, está com inscrições abertas para a primeira edição do Edital de Concurso do Prêmio Wilson Santos. São R$ 195 mil aplicados em projetos culturais que visam fomentar e estimular a produção artística e cultural na cidade, que serão executados até abril de 2022.

“O Prêmio atende também algumas das principais reivindicações da classe artística, pois possibilita a remuneração do artista proponente e a prestação de contas em formato de relatório técnico detalhado. Um passo importante para alavancar o mercado cultural no município”, explica a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos.

Já na primeira edição, o edital de Concurso do Prêmio Wilson Santos abrange novas linguagens artísticas como Cinema, Fotografia, Vídeo, Artes Gráficas, Folclore, Cultura Popular, Artesanato, Artes e Ofícios, Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Bibliotecas e Livros; Arquivos Históricos, Instituições e Espaços de Memória; Design e Moda e Jogos Digitais e Internet, possibilitando assim a maior diversidade de propostas inscritas e/ou projetos desenvolvidos.

O edital e todos os seus anexos podem ser acessados em www.fcbrusque.sc.gov.br na aba Editais.

Um resumo de quem foi Wilson Santos

Wilson Erasmo Quintino dos Santos nasceu em 2 de junho de 1927. Começou no rádio em 1945, na Rádio Clube de Blumenau, e depois se transferiu para a Rádio Araguaia de Brusque. Seu programa mais marcante foi o Big Show Araguaia, realizado no anfiteatro da emissora, ao vivo, aos domingos pela manhã, com a presença dos ouvintes. O programa reunia artistas da região e astros de renome nacional, como Nelson Gonçalves, Joel de Almeida, Carlos Gonzaga, Orlando Silva, entre outros.

Colaborou com o jornal O Município por 51 anos. Desde a primeira publicação, em 1954, até 2005, ele assinou seu nome no jornal, seja como gerente fundador, jornalista responsável, repórter ou colunista. Em 1996 lançou o livro “Andanças”, que reúne algumas de suas crônicas. Faleceu em 21 de agosto de 2005.