Estação de Tratamento de Água da Limeira recebe visita técnica

Diretor do PAESP visitou a Estação de Tratamento na última terça-feira (28)

BRUSQUE

  1 de março de 2023


Ouça o texto
Estação de Tratamento de Água da Limeira recebe visita técnica

Na última terça-feira, 28, a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro da Limeira recebeu a visita de Joubert Renato Lungen, diretor do Programa de Acompanhamento da Eficiência do Serviço Público (PAESP).

A visita teve como objetivo a continuação do programa que busca propor melhorias na prestação dos serviços prestados pela instituição além de contribuir para a definição de diretrizes para a adequada prestação de serviços ao usuário, com a racionalização de recursos, boas práticas de gestão e demais ações que possam contribuir com o aperfeiçoamento e melhorias para o Samae e para o consumidor.

Na ETA Limeira a água é coletada em uma barragem de nível constante e segue para o tratamento. Até março de 2010, o tratamento era realizado através de um filtro de lavagem contínua com a adição de coagulante, e operava com uma turbidez de até 120 NTU e tratava cerca de 50 m³/h. A estação de tratamento inaugurada na época, era de um modelo compacto, contendo floculador, decantador e filtro.

Na saída da estação de tratamento a água recebia o cloro e flúor, fluindo por gravidade até dois reservatórios com capacidade de 500.000 litros cada.

Em 2019, a ETA Limeira passou por uma ampliação na capacidade de tratamento e preservação. Este sistema opera até uma turbidez de 800 NTU, é totalmente automatizado e tem uma capacidade de tratamento nominal de 160 m³/h e um milhão (1.000.000) de litros de reservação, quantidade que, em média, é distribuída a cerca de 3.400 famílias.

André de Castro Nunes é um dos três operadores da Estação de Tratamento e trabalha no Samae desde outubro de 1996 como Operador de ETA, ele destaca a eficiência da estação por toda sua tecnologia remota onde pode-se operar através da telemetria.

Inscreva-se na newsletter.