“Está todo mundo contente no bairro”, diz morador do loteamento Cyro Gevaerd

Localidade agora recebe água com mais pressão após obra realizada pelo Samae no fim do mês de janeiro

16 de março de 2021

“Está todo mundo contente no bairro”, diz morador do loteamento Cyro Gevaerd

Quem vê o mecânico Maicon Roberto Maleski, de 37 anos de idade, abrir a mangueira do jardim de sua casa e observar a água jorrar com pressão, não imagina que há bem pouco tempo essa situação era praticamente inimaginável.

Morador da última casa da rua Rotary Club, no Loteamento Cyro Gevaerd, bairro Limeira Baixa, Maicon é apenas uma das dezenas de pessoas que sofriam com o mesmo problema na localidade.

“A situação da água aqui no loteamento era preocupante e precária. Faltava constantemente durante a semana e, principalmente, no final de semana. Era uma regra faltar água. De manhã já acordávamos sem. De madrugada, quando vinha, só vinha o suficiente pra encher a caixa e depois já ficava sem novamente (…) moro aqui desde 2007 e a situação estava cada vez pior”, explica o cidadão.

Felizmente, essa história mudou. Ainda no fim de janeiro deste ano, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em uma parceria inédita com a empresa Favo Malhas, realizou uma ligação provisória entre a rede pertencente à autarquia e uma tubulação que abastece a lagoa da empresa.

O resultado foi mais pressão na rede, o que ajudou a “empurrar” a água morro acima, abastecendo de maneira eficaz as residências da região. “Melhorou muito mesmo. Praticamente não faltou mais água. E quando aconteceu de faltar, já logo em seguida retornou, não ficou muito tempo sem”, ressalta o morador. “Está todo mundo contente aqui no bairro. Eu não falo apenas por mim, mas por todo mundo aqui da localidade”.

O diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, ressalta que a autarquia está estudando, para os próximos meses, soluções semelhantes para outros locais onde existem históricos de desabastecimento.