Esgoto: Samae participa de reunião com Agência Nacional de Águas (Ana)

Objetivo do encontro é definir estratégias para que Brusque saia do zero no tratamento de resíduos domiciliares

25 de junho de 2021

Esgoto: Samae participa de reunião com Agência Nacional de Águas (Ana)

Na última quarta-feira, 23 de junho, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo; que também responde pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB), participou de importante reunião com gestores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana).

Conforme Camargo, o objetivo do encontro, realizado por meio de videoconferência, foi coletar informações que possam subsidiar tomadas de decisão para que o município comece a sair do zero no tratamento de esgoto residencial.

“Nós optamos por essa relação junto à agência reguladora para que nós possamos entender melhor como fica a situação da cidade de Brusque, sobretudo com a vigência do novo Marco Legal do Saneamento Básico (…) certamente é um passo muito grande que a cidade tem de dar, é um investimento que se aproxima dos R$ 200 milhões”, destaca.

Após este primeiro encontro e troca de experiências entre Samae Brusque e Ana, o próximo passo é buscar meios de financiamento junto ao Governo Federal, mais especificamente ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

“Foi uma conversa muito proveitosa. Estamos gratos por termos sido recebidos pela agência. Sabemos da dificuldade que é agendar uma audiência”, salienta Luciano. “Este é um pequeno passo que estamos dando, mas para podermos dar um passo gigantesco no futuro”, finaliza.