Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz completa 80 anos

Uma das escolas mais tradicionais de Brusque comemorou 8 décadas de fundação nesta quarta-feira (4). A data marca o aniversário […]

4 de março de 2020

Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz completa 80 anos

Uma das escolas mais tradicionais de Brusque comemorou 8 décadas de fundação nesta quarta-feira (4). A data marca o aniversário da Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, no bairro São Pedro, que celebrou com um bolo gigante e muitas atividades realizadas pelos alunos, com apresentações e também ações internas idealizadas pelos professores.

O evento de comemoração contou com a presença do vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, da secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, bem como do tenente-coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, comandante Otávio Manoel Ferreira Filho, ex-diretores, pais e demais membros da comunidade. O vereador Cleiton Bittelbrunn representou o poder legislativo.

Uma presença marcante foi a de Ernestina Maria Ramos da Luz, 85 anos, filha de Georgina. Junto com a irmã, Licinia, 92 anos, ela é a única filha viva de um total de 11 irmãos, e esteve presente junto com Angela, neta da professora que dá nome à escola. “Creio que essa homenagem é muito importante, pois ela (Georgina) teve um papel muito importante na educação”, destaca a filha da professora.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, comenta que é uma grande felicidade para o poder público celebrar os 80 anos da escola, que é uma das referências em Brusque. “Queria parabenizar a toda a comunidade do São Pedro, alunos, professores, diretores, e a todos que já passaram por aqui. Brusque só tem a agradecer a todos que construíram a história dessa escola”.

A secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, lembrou dos bons índices da educação brusquense. Ela ressaltou que a escola não é apenas um ambiente de aprendizagem, mas sim de oportunidades. “Essa escola leva o nome de uma professora, nada mais do que apropriado que uma unidade escolar tenha o nome de uma profissional da educação”, disse, agradecendo a presença de familiares dos alunos, professores e da comunidade.

A diretora da escola, Maria Goretti Galassini Fantini, ressalta que iniciou como professora na unidade de ensino há 21 anos e diz que hoje o ambiente tem como prioridade o conhecimento, mas também o acolhimento de alunos que muitas vezes buscam na escola o apoio que necessitam. “A escola Georgina faz a diferença na educação de Brusque. Os alunos, quando saem daqui, saem preparados para todos os ciclos do conhecimento, com muito caráter e humildade para encarar as adversidades”.

Quem foi Georgina de Carvalho Ramos da Luz

Georgina de Carvalho Ramos da Luz nasceu em Lages, em 21 de outubro de 1992. Descendente de famílias tradicionais do estado, era prima de Hercílio Luz, ex-governador do estado, e carregava também o sobrenome dos Ramos, de Lages.

Em 1913 passou a trabalhar numa escola no barro Estreito, entre São José e Florianópolis. Em 18 de junho de 1917 fi transferida para Brusque, onde começou a lecionar na escola Feliciano Pires. Também dava aula em casa gratuitamente para alemães que chegavam na cidade e tinham dificuldades com o português.

Se aposentou em 30 de junho de 1936. Além de lecionar, também escreveu em jornais, fazia discursos para políticos e recebeu diversas homenagens, entre elas a de professora mais idosa. Faleceu em 29 de abril de 1976, aos 83 anos, na cidade de São José.