Escola de Brusque investe em atividades ao ar livre

Tirolesa e Slackline são as novas opções para os estudantes do CMEI Rio Branco

BRUSQUE

  8 de junho de 2021


Ouça o texto
Escola de Brusque investe em atividades ao ar livre

No Centro Municipal de Educação Infantil Rio Branco, localizado no bairro Rio Branco, em Brusque (SC), as mais de 250 crianças atendidas com idade entre seis meses e seis anos contam com diversas atividades ao ar livre, em espaços pensados pela equipe para aliar aprendizado e brincadeiras. Tirolesa e slackline são as mais novas atividades oferecidas às crianças.

A diretora Simone Aparecida de Aviz conta que os alunos são apaixonados por aventuras, por isso, a tirolesa inaugurada no início de junho foi uma excelente escolha. O brinquedo foi pensado de forma um pouco diferente do convencional, para garantir a segurança dos pequenos.

Um cabo aéreo foi ancorado entre dois pontos e depois instalada uma cadeirinha, que se desloca pelo cabo através de roldanas. “A criança tem a sensação de sobrevoar o terreno do CMEI, com muita adrenalina e emoção. Tudo foi construído com cuidado, pensando realmente em oferecer momentos divertidos e diferenciados aos nossos pequenos com toda a segurança”, ressalta a diretora.

Outra iniciativa da escola foi proporcionar aos alunos a atividade em um Slackline. “Caminhar sobre uma corda bamba, além de ser uma brincadeira muito divertida, também traz vários benefícios, como: concentração, coordenação motora, força, equilíbrio e interação com o meio ambiente”, conta.

Segundo Simone, as crianças são só alegria com os novos brinquedos. “O que mais nos deixou fascinados foi ver a alegria, o brilho nos olhos das nossas crianças com essas novidades que a gente trouxe”, comemora.

Novos espaços

Para a diretora, brincar ao ar livre tem vantagens especiais. “O contato frequente com o “lado de fora” tem muitos efeitos positivos para a criança. A convivência com os elementos da natureza ensina muito. O importante é dar às nossas crianças a liberdade necessária para que criem as bases que as transformarão em adultos responsáveis, saudáveis e felizes. Pensando na importância do brincar ao livre e fazendo parte desta instituição que contempla um rico espaço externo, que as ideias começaram a surgir”, relata ela, que mostra com orgulho os espaços da escola, em especial um pergolado.

O espaço é bastante utilizado pelos alunos para brincar e também no momento dos lanches, em forma de piquenique.

Simone também comenta sobre a revitalização do parque. “É o local onde se encontram, conversam, fazem amigos e se divertem de forma lúdica. Neste ambiente foram realizadas reformas nos brinquedos que estavam estragados e construídos vários outros. Quem ganha com essa revitalização é sem dúvida as nossas crianças, que são o nosso maior patrimônio”, conclui a diretora.

Inscreva-se na newsletter.