Equipe técnica vistoria aeronave que vai sobrevoar Brusque para o georreferenciamento

Primeiro sobrevoo sobre o território brusquense acontece neste sábado

BRUSQUE

  11 de março de 2022


Ouça o texto
Equipe técnica vistoria aeronave que vai sobrevoar Brusque para o georreferenciamento

Na manhã desta sexta-feira (11), a equipe do GeoBrusque foi vistoriar e conferir a aeronave que sobrevoará o município. Este é o início da terceira fase do novo serviço de georreferenciamento da cidade que está sendo executado pela Prefeitura. O avião estava no aeroporto de Navegantes.

Camila da Silva, coordenadora do Geo Brusque, explica que a aeronave fará a cobertura aerofotogramétrica da área do perímetro urbano “com equipamentos específicos para estes serviços, que produzirão imagens com até 10 cm de precisão em solo após tratamento em escritório”.

Além do avião, equipes estão implantando os chamados “HV”, pontos de apoio para o georreferenciamento das imagens. E um carro também já está em circulação efetuando o mapeamento móvel. “O apoio de campo, que já vem sendo realizado pela cidade, é essencial para a execução do voo e precisão dos dados que serão produzidos”, explica a coordenadora.

Camila acrescenta que esses dados são essenciais para a gestão, pois eles vão garantir aos setores imagens de qualidade e com maior exatidão.

O avião que vai fazer o mapeamento aéreo do território brusquense é uma Aeronave Navajo EMBRAER/EMB-820C. Ele poderá ser visto sobrevoando Brusque pela primeira vez neste sábado (12).

Ao todo, estão planejados seis a sete voos, dependendo das condições climáticas. Cerca de 2.600 fotos serão necessárias para geometrizar os 157,71 km² de área urbana da cidade.

Inscreva-se na newsletter.