Equipe do LIRE apresenta experiências de Brusque no 23° MoodleMoot Brasil 2023

O Moodle é um dos principais ambientes virtuais de aprendizagem de todo o mundo

BRUSQUE

  27 de abril de 2023


Ouça o texto
Equipe do LIRE apresenta experiências de Brusque no 23° MoodleMoot Brasil 2023

O uso do Moodle como ferramenta didático-pedagógica e o Aprende + Brusque são as experiências positivas de pensamento computacional e tecnologia aliada ao ensino da rede municipal brusquense em destaque durante o 23º MoodleMoot Brasil 2023. O evento, que ocorre em São Paulo entre os dias 26 e 28 de abril, é a conferência Moodle no Brasil para educadores, treinadores, desenvolvedores e especialistas em edtech que desejam aprimorar o uso do LMS Moodle, a plataforma de aprendizagem de código aberto mais popular do mundo. Quem representa a cidade no evento é a equipe do Laboratório Itinerante de Robótica Educacional (LIRE), da Secretaria Municipal de Educação.

Ontem, quarta-feira (26), no primeiro dia de atividades, o professor Everton Odisi foi um dos oradores ao apresentar a palestra “O Moodle como parceiro na abordagem STEAM por meio da Tecnologia de Comunicação Digital. O Moodle vem sendo utilizado como ferramenta didático-pedagógica digital na Secretaria Municipal da Educação (SEME) de Brusque, para ensinar a aplicação do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. O objetivo principal é inserir na prática cotidiana das escolas conceitos como “Pensamento Computacional” e “Computação Desplugada”. O curso on-line “O Moodle como parceiro na abordagem STEAM por meio da Tecnologia de Comunicação Digital” tem por objetivo auxiliar os professores na aplicação da abordagem STEAM e numa dinâmica interdisciplinar nas atividades didático-pedagógicas para desenvolver em seus alunos o Pensamento Computacional e as competências digitais.

Já na tarde desta quinta-feira (27), é a vez do professor Rogério mostrar aos participantes do evento o Aprende + Brusque. A ação didático-pedagógica é desenvolvida desde março de 2022 para dar aos alunos da rede municipal a oportunidade de recuperação de aprendizagens, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, consideradas fundamentais no processo de aprendizagem escolar. Pela proposta, os estudantes com dificuldades nas habilidades essenciais são atendidos em período de contraturno escolar para sanar dúvidas e, evoluir na aquisição do conhecimento, com a adoção da plataforma moodle como ferramenta do processo.

O Moodle é um dos principais ambientes virtuais de aprendizagem de todo o mundo. A simplicidade de seu uso, a grande flexibilidade operacional e de configuração, além de sua capacidade de apresentação e modelagem em um ambiente construtivista, o consagraram em mais de 235 países. Atualmente, o Moodle conta com aproximadamente 65.000 sites, sendo mais de quatro mil deles do Brasil.

Inscreva-se na newsletter.