Equipe do CEI Sofia Dubiella participa de roda de conversa com estagiárias do curso de Pedagogia da Unifebe

Momento importante serviu para ampliar conhecimento sobre a prática pedagógica antes do estágio supervisionado

16 de agosto de 2022

Para antecipar e articular as futuras ações do estágio supervisionado de acadêmicas da 6ª fase do curso de Pedagogia no Centro de Educação Infantil Sofia Dubiella, unidade da rede municipal de ensino de Brusque, uma roda de conversa foi realizada na noite desta segunda-feira (15), no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). O encontro contou com as presenças da Diretora do CEI, Maristela Kuneski; coordenadora, Valenska Suavi; professora Saionara de Oliveira, além das alunas estagiárias e as professoras do curso de Pedagogia da Unifebe, Gissele Prette e Eliani Aparecida Busnardo Buemo, também secretária municipal de Educação.

De acordo com Eliani Buemo, no semestre passado, as alunas iniciaram o estágio supervisionado fazendo a observação da rotina e prática pedagógica do CEI Sofia Dubiella. “Esta roda de conversas foi iniciativa das professoras da Unifebe para anteceder a próxima etapa do estágio, que consiste na aplicação do planejamento nas turmas do Infantil II e Pré-escolar, em setembro, quando as estudantes vão passar 10 dias em campo no CEI”, explica.

A secretária acrescenta que as profissionais do CEI apresentaram o fazer pedagógico iniciando pela base do trabalho, os Documentos Norteadores Oficiais, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Brusque, explanando também sobre a rotina e documentação pedagógica: carta de intenção, planejamento, diário de bordo, semanário, portfólio, parecer de turma e relatório individual da criança.

Já a professora Saionara Oliveira expôs com muita propriedade a importância do acolhimento, do olhar e escuta atenta do professor para perceber as necessidades das crianças, planejar propostas com intencionalidade pedagógica tendo em vista a criança como protagonista de seu aprendizado. E coube às professoras Eliani Buemo e Gissele Prette contribuir de forma significativa ao relacionar o que foi abordado na conversa com a prática das alunas durante o estágio.