Entorno da Rodoviária recebe atenção da Prefeitura

Árvores doentes estão sendo cortadas para novo paisagismo que terá plantio de Ipê Rosa

7 de outubro de 2021

Entorno da Rodoviária recebe atenção da Prefeitura

A área do entorno da rodoviária de Brusque vai ganhar nova vida. A Secretaria de Obras, por meio da Diretoria de Paisagismo, iniciou na última semana o repaginamento dos canteiros em volta do terminal. A medida objetiva melhorar o aspecto visual da região e oferecer maior segurança a quem transita pelo local.

Os trabalhos de revitalização incluem o corte das árvores da espécie ficus existentes nos canteiros para posterior plantio de novas árvores. De acordo com o Diretor de Paisagismo, Kito Maestri, o corte está devidamente autorizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e se faz necessário por alguns motivos.

O primeiro deles é que as árvores estão doentes e morrendo. “Elas apresentam problemas nos troncos, estão ocas por não terem recebido podas regulares para a sua devida manutenção ao longo dos anos”, explica Kito.

Além disso, ele argumenta que as árvores estão com a maior parte dos ramos pendendo para a pista de rolamento da Rodovia Bepe Rosa, a Beira-Rio, o que gera perigo da ocorrência de tombamento sobre pessoas ou veículos que transitam pelo local.

E além disso, conforme Kito Maestri, com o crescimento, as raízes das árvores estão arrebentando as calçadas, passeios, e invadindo encanamentos, bocas-de-lobo e esgotos da rodoviária, provocando o entupimento destas estruturas.

Iniciado há uma semana, todo o trabalho de corte e retirada das árvores deve ser concluído até o final do mês de outubro, prevê o Diretor de Paisagismo. “Então, será feito o conserto das calçadas, passeios e desentupimento das estruturas afetadas pelas raízes. E assim que esta etapa estiver concluída, vamos efetuar o novo paisagismo do entorno da rodoviária, dos jardins, e faremos também o plantio de novas árvores, do tipo Ipê Rosa, que são mais adequadas para o espaço”, completa Kito.