Engenheiro do Samae apresenta case de sucesso da autarquia em congresso nacional

Eduardo Fernandes falou sobre modelagem hidráulica no Congresso BIM, realizado pelo CREA SC

18 de novembro de 2021

Durante a semana passada, o engenheiro sanitarista Eduardo Fernandes, diretor de Expansão do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, ministrou uma palestra no Congresso Conexão BIM, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA SC).

Sediado em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de novembro, o congresso marcou a retomada dos eventos presenciais realizados pelo CREA. Neste ano, o tema central foi BIM de Norte a Sul. Com isso, cada região do país teve cases de sucesso apresentados para o público. Todos eles referentes a projetos que utilizaram o sistema BIM, que se traduz como Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling, em inglês).

O BIM pode ser caracterizado como um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização. Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, possuindo, assim, muitos detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento

“Além da participação no evento, o Samae foi convidado para dar uma palestra sobre o uso de tecnologia nos sistemas de abastecimento de água, na sala que trata sobre BIM na Infraestrutura”, ressalta Fernandes. Na ocasião, o servidor falou sobre o modelo virtual de toda a rede de abastecimento de Brusque, com mais de 700 quilômetros de extensão. “O Samae já é uma referência em se tratando de modelagem hidráulica com o sistema BIM”, finaliza.