Enfermeiro da Secretaria de Saúde ministra palestra para os servidores do Samae

A temática abordada foi a saúde do homem, com foco na prevenção

3 de dezembro de 2021

Enfermeiro da Secretaria de Saúde ministra palestra para os servidores do Samae

A prevenção à saúde deve ocorrer sempre. Mas alguns meses recebem denominações e têm ações intensificadas. Como foi o caso de novembro, onde a Campanha Novembro Azul, se voltou para os homens, na prevenção do câncer de próstata. Para disseminar mais informações sobre o tema, o enfermeiro da Rede Municipal de Saúde, Álvaro de Carvalho, conversou com os servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Durante o encontro, Álvaro esclareceu dúvidas sobre o câncer e demais cuidados que os homens precisam ter com a saúde. “Falamos sobre alimentação saudável, hábitos de higiene, consumo excessivo de álcool, enfim abordamos várias temáticas. Pedi que eles procurassem os serviços de saúde quando fosse necessário, pensando sempre na prevenção das doenças”, afirmou.

Outro assunto abordado foi a desmistificação do exame de toque, usado para o diagnóstico dessa doença. “Busquei explicar para a eles a importância desse exame físico, que é preciso perder a vergonha e sim pensar na saúde, no quanto ele pode ajudar, na constatação ou não do cancer”.

Formas de acesso à Saúde

Álvaro aproveitou a oportunidade e direcionou os servidores para os serviços de saúde. “Quando tiverem necessidade, expliquei que eles devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada para os tratamentos via Sistema Único de Saúde (SUS). E que isso deve ser feito o ano inteiro, não só em um mês específico”.