Encontro reúne professores para ensino do uso pedagógico das estações meteorológicas

Ao todo, 40 estações meteorológicos vão funcionar na Rede Municipal de Educação

7 de fevereiro de 2023

Dentro do cronograma de formações que preparam os profissionais da Rede Municipal de Educação de Brusque para o novo ano letivo, que inicia nesta quarta-feira (08), 40 professores, das disciplinas de Ciências e Geografia receberam na segunda-feira (06), uma capacitação sobre a parte técnica e do uso pedagógico das estações meteorológicas, instaladas na Escola de Ensino Básico João Hassmann. O encontro foi organizado e coordenado pela professora assessora de Ciências, Paula Pazzini Mueller, e pelo professor assessor de Geografia, Cristiano Cardoso dos Reis.

A formação foi ministrada pelo Coordenador de Proteção e da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugick, com apoio da agente da Defesa Civil, Natieli Costa, que abordou todos os componentes que formam as estações meteorológicas. Os professores puderam aprender quais informações é possível obter através da ferramenta e como fazer a leitura em tempo real dos dados via internet ou pelo aplicativo.

Em seguida, os professores ouviram uma série de relatos das experiências pedagógicas baseadas nos projetos-pilotos realizados em 2022, compartilhados pela pedagoga do Projeto de Robótica, Fabiana Coronel, e da monitora III, Laura Fernandes. Em 2022, nas escolas de campo, EEF Edith Krieger Zabel, mediado pela professora Mara Regina Gularte Villalba com a turma do 5º ano e na EEF Padre Carlos Fuzão, comandado pela professora Edinara Dehlagne com a turma do 2º ano, utilizaram as estações meteorológicas como recursos pedagógicos.

As ações pedagógicas são baseadas na abordagem STEAM – acrônimo em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. E partiram da questão norteadora do projeto: “Como as informações fornecidas pela estação meteorológica podem auxiliar a comunidade a se prevenir dos riscos ambientais que ocorrem com a falta de prevenção e preservação do meio ambiente?”.

Como produto final, os estudantes produziram um documentário com relatos de pessoas que vivenciaram situações de enchentes e falaram sobre a importância de se ter a estação meteorológica na comunidade escolar. O vídeo pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/JKAl7Hn-78g

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), já iniciou a instalação das 40 estações meteorológicas em 40 unidades escolares municipais. Destas, seis estações estão em pleno funcionamento. As funções das estações meteorológicas incluem medir a pressão atmosférica, umidade do ar, quantidade de chuva, temperatura, velocidade e direção do vento e quantidade de partículas de poeira.

Além disso, as estações são ferramentas pedagógicas para diferentes disciplinas, que permitem que o aluno tenha contato com a tecnologia e reconheça a importância de saber o comportamento das condições atmosféricas para prevenir-se de catástrofes naturais e definir ações preventivas para diminuir danos na comunidade, entre outras ações.