Encontro do programa para educação no trânsito, o Quiz, define ações para 2023

Este ano projeto é ampliado e vai contar com a participação de escolas dos municípios de Indaial, segunda participação, Guabiruba, Gaspar e talvez Timbó

23 de fevereiro de 2023

Encontro do programa para educação no trânsito, o Quiz, define ações para 2023

Um encontro do programa para educação no trânsito, o Quiz, que ocorreu nesta quinta-feira (23), definiu as ações para 2023. A reunião, que foi virtual, contou com a participação da secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, diretores da rede de ensino e membros das cidades participantes. Entre as novidades está a participação das cidades de Indaial, que marca presença pela segunda vez, e as estreantes Guabiruba, Gaspar e Timbó.

A secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destaca que a terceira edição do Projeto Trânsito Quiz é uma oportunidade bastante importante para que os alunos dos anos finais da Rede Municipal de Ensino possam aprender e, consequentemente, ensinar as regras para que se possam locomover com segurança, usando meios de locomoção. “Entendemos que esse projeto é um instrumento de inclusão, e sabemos que muitas vezes as crianças e adolescentes acabam influenciando positivamente seus familiares, para que dirijam com mais facilidade e cumpram as regras que são impostas. Nós temos em Brusque um índice de mortes por acidentes bastante significativo, e esse projeto vem ao encontro da necessidade que existe, para construir conhecimento que possa mudar atitudes”, reflete.

O campeão de cada município participa da grande final que ocorre em Brusque no final do ano. As atividades vão ser desenvolvidas durante todo o ano, contando com a participação de 18 escolas da rede municipal de ensino de Brusque, além de alunos dos demais municípios, contando com a participação de mais de 3 mil alunos.

Como funciona o quiz?

O jogo consiste em 22 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas nas infrações em leves, médias, graves e gravíssimas.

Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.

O programa

O programa Trânsito Quiz está na terceira edição. A primeira edição aconteceu em 2019, onde 11 escolas participaram contando com mais de 600 alunos. O público-alvo foram os sexto ano, desenvolvido em etapas: a primeira etapa foi em sala de aula, com palestras passadas aos alunos, e nas etapas seguintes foram as competições, com salas contra salas, dentro das escolas e, logo em seguida, escola contra escola.